Pimenteiras realizou sua 1ª Conferência Municipal de Juventude nessa quarta-feira (24). O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Organizadora Municipal, em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv). Com o tema “Juventude e participação social: avanços, desafios e perspectivas”, a conferência aconteceu no auditório do Centro Cultural.
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) fez a abertura do evento, que contou com uma palestra mediada por coordenador da Superintendência de Relações Sociais da Secretaria Estadual de Governo (Supres/Segov), Misael Oliveira, pelo assessor técnico da Cojuv, Robson Melo, e pelo gerente de Políticas Urbanas da Cojuv, Luiz Filho. A apresentação oral teve como mote a política pública de Juventude no Brasil e no Piauí, seus avanços e as perspectivas para os próximos anos.
“Tivemos a criação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), além de avanços como o Estatuto da Juventude, mecanismo legal que estabelece o jovem como o sujeito com idade entre 15 e 29 anos. Nas últimas décadas, também tivemos avanços significativos na política de juventude, especialmente com a criação de programas educacionais, como o Prouni e o Fies”, disse Misael Oliveira.
Ao final do evento, dois delegados foram eleitos para representar o município na 4ª Conferência Estadual de Juventude, prevista para o primeiro semestre de 2022. A programação ainda contemplou apresentações culturais, como de grupos de capoeira, em alusão ao mês da Consciência Negra.
A prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, enfatizou a relevância da conferência, como espaço de discussão para a construção das políticas públicas de juventude do município. “É justamente em encontros como este, que estimulam a participação social que nossos jovens precisam se inserir”, disse a gestora.
Além de jovens, o evento teve a participação de autoridades políticas e de gestão do município.