A Prefeitura de Piracuruca realiza, nesta terça-feira (15), a 1ª Conferência Municipal de Juventude. A programação conta com a posse do Conselho Municipal de Juventude, apresentação sobre a trajetória dos movimentos, das legislações e das políticas públicas para as juventudes no Piauí e no Brasil, além de discussão da realidade local a partir de eixos temáticos e a eleição de delegados para a 4ª Conferência Estadual de Juventude.
Entre os eixos temáticos estão: “O jovem e o empreendedorismo”, “O jovem na educação e trabalho”, “A juventude no esporte” e “A participação do jovem na cultura”. Esses tópicos devem sintetizar as propostas-base para o Plano Municipal de Juventude. O documento é o norteador das políticas públicas de juventude em nível municipal nos próximos anos.
Desse debate, também, serão listadas propostas para as políticas de juventude em nível estadual. Ou seja, são proposições que o município de Piracuruca levará para serem votadas na 4ª Conferência Estadual de Juventude e que podem ou não entrar no Plano Estadual de Juventude, carta que deve orientar a política de juventude do Piauí nas próximas gestões estaduais.
A construção e a renovação do Plano Estadual de Juventude é o debate central da conferência estadual. De acordo com o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, todas as etapas municipais fazem parte desse processo. “Queremos que o jovem seja compreendido, pelos gestores de seu município, como fator de desenvolvimento local no nível educacional, cultural, de emprego e de geração de renda”, salientou.