A Secretaria de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí (Seminper) finaliza a implantação de lâmpadas LED no Residencial Petecas, próximo ao entroncamento da BR-343 e PI-222, em Piripiri, no Território dos Cocais. Além de garantir maior luminosidade e baixo impacto ambiental, o equipamento proporciona economia de até 80% em relação à luminária fluorescente anterior.
Ao todo, foram instaladas lâmpadas LED em 29 postes distribuídos ao longo de 1,4 km da Rua 1, que fica na entrada da cidade e dá acesso à unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), além de transformador com 112,5 kVA de potência.
Por meio de recursos próprios, os investimentos na ação ultrapassam R$ 271 mil. “Finalizamos nosso trabalho no mês passado e aguardamos apenas a ligação da rede média tensão que será feita pela concessionária de energia em um pequeno trecho”, explica o secretário da Seminper, Fernando Lima.
O gestor da pasta destaca a importância desta tecnologia na redução dos gastos públicos e aumento da segurança. “A substituição de lâmpadas convencionais por LED tem as seguintes vantagens: economia de energia, alta eficiência energética e maior fluxo luminoso. O uso na iluminação pública torna o ambiente mais claro com uma quantidade menor de lâmpadas. O cidadão se sente mais seguro em transitar pela região”, acrescenta Fernando Lima.
Os impactos das luminárias LED também são menores ao meio ambiente já que é um dispositivo livre de metais pesados e composto por materiais recicláveis, além de ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de frequente descarte.
A Seminper avalia ampliar a ação para os 224 municípios do estado a partir deste ano.