Com o objetivo de garantir o abastecimento contínuo no período de altas temperaturas, a concessionária Águas de Teresina preparou o Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ 2023. Desde o início do ano, a empresa vem realizando diversos investimentos para suportar o consumo de água, que aumenta em até 30% nesse período, quando as temperaturas ultrapassam os 40°.
O plano engloba investimentos para a implantação de oito novas unidades de bombeamento (boosters); perfuração de três novos poços e ampliação da produção de mais 10 poços; substituição de 1.735 metros de rede de abastecimento e extensão de 2.739 metros; 11 interligações; além da modernização de estruturas como o booster do Petrônio Portella e do Planalto Uruguai. Com as melhorias, haverá um incremento de 460.000 l/h de produção de água na capital.
“Nos últimos anos, em virtude dos investimentos já realizados pela empresa na capital, seja em infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados, tem sido possível garantir o fornecimento de água regular para a população nesses meses de maior calor. Agora em 2023, com a modernização que vamos fazer na ETA Sul, somada aos novos investimentos em infraestrutura em diversas regiões da cidade e monitoramento 24h, a partir do Centro de Controle de Operações, vamos garantir a continuidade do abastecimento em toda a zona urbana de Teresina”, reforça o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.
Como parte do Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, a empresa realizará, no domingo (6), uma parada programada no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul, a partir de meio dia. A ação inclui a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia elétrica, envolvendo mais de 50 colaboradores. O serviço está previsto para ser finalizado às 18h e, logo após a sua execução, o funcionamento da rede será restabelecido, com retorno gradativo da água. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade. Ao longo da manutenção, o abastecimento ficará interrompido para 80% da cidade, sendo necessário a população reservar água.
Além da parada de manutenção na ETA Sul, o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, diz que serão realizadas campanhas educativas para o consumo consciente da água, a partir do contato direto com as lideranças comunitárias cadastradas no projeto social Afluentes.