Instiuição fez a recomendação a todos os planos que operam no Piauí

Os Planos de Saúde Unimed e Intermed, geridos no Piauí pela Unimed Teresina Cooperativa de Trabalho Médico, emitiram resposta à recomendação da Defensoria Pública no sentido de que as empresas operadoras de Planos de Saúde no Estado disponibilizem canais de atendimento acessíveis, específicos e exclusivos aos usuários, para consultas e eventuais testes diagnósticos para infecção pelo Novo Coronavírus.

As recomendações foram emitidas pelos defensores públicos João Castelo Branco Vasconcelos Neto, que atua em regime de acumulação junto ao Núcleo Especializado de Saúde e Alessandro Andrade Spíndola, titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, sendo assinada também pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis. Para efetuar a recomendação os defensores públicos consideraram a decretação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a necessidade da manutenção da assistência aos usuários dos Planos de Saúde.

No documento datado do último dia 2 e enviado à Defensoria Pública, a Unimed Teresina afirma que Unimed e Intermed já disponibilizaram canais aos beneficiários para que possam tratar as dúvidas sobre o teste para Covid 19. Segundo a empresa, os  atendimentos telefônicos acontecem 24 horas por dia e e-mail e whatsapp respondem de segunda a sexta feira das 7h às 18 h.

A Unimed destaca que para os beneficiários da Unimed as ligações podem ser feitas para  (86) 2107-8000. Para contactar o SOS Unimed 08009416111.  Divulgando ainda o whatsapp: (86) 98885-3000  e o e-mail  atendimento@unimedteresina.com.br. Já para os beneficiários do Intermed estão sendo disponibilizados os canais: (86) 3230-7700. SOS Unimed através do 0800 9416 111; whatsapp: (86) 98862-7700 e e-mail atendimentointermed@unimedteresina.com.br.

Quanto a também recomendação da Defensoria para que as empresas de plano de saúde, autorizem e garantam a todos os seus usuários, através de seus profissionais e de suas clínicas conveniadas, a realização normal de consultas, atendimentos e diagnósticos com médicos, psicólogos e nutricionistas por meios digitais, pelo período de 90 dias, devendo ser a assinatura na guia substituída pelo ateste do paciente, confirmando sua realização por qualquer meio eletrônico, a Unimed informa que está agindo no sentido de organizar a operacionalização dos atendimentos.

Sobre o documento emitido pela Unimed Teresina, o defensor público João Neto diz que era fundamental que as empresas adotassem as providências recomendadas. “Nesse contexto de pandemia e risco constante de contágio, era importante que essas empresas diversificassem seus canais de atendimento e oferecessem aos usuários alternativas que tragam o necessário equilíbrio entre a necessidade de isolamento social e domiciliar, com a manutenção do acesso aos serviços de saúde”, frisou o Defensor.

O defensor público Alessandro Andrade Spindola diz que a medida tomada pela Unimed é de grande importância e agradece a colaboração. “Agradecemos aos planos de saúde que atenderam nossa recomendação e por se adaptar a este momento que estamos vivendo, pois muitos usuários não podem interromper seus tratamentos por conta da pandemia e muitos problemas físicos e psicológicos estão acontecendo para além da Covid-19, que não podem simplesmente serem ignorados neste momento”, ressalta.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, também destaca a importância da medida adotada pela Unimed Teresina. “Cada recomendação que a Defensoria Pública tem feito nesse período de pandemia causada pelo risco de contágio pelo Novo Coronavírus visa a garantia de direitos para a população, portando é com muita satisfação que recebemos o comunicado da Unimed Teresina quanto aos canais de atendimento disponibilizados. Entendemos que esse é um momento de união de forças para que juntos possamos derrotar esse inimigo comum e voltar mais fortalecidos às nossas atividades após passar esse período de reclusão. Esperamos que os demais Planos de Saúde que operam em Teresina tenham também a sensibilidade de fornecer esses canais aos seus usuários”, afirma.