A Polícia Civil do Piauí lançou, nesta terça-feira (11), o Plano Estratégico 2020/2030, disposto por meio da portaria n° 002-GDG/2020/AN, que institui o Sistema de Gestão Estratégica. O lançamento foi na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil e estiveram presentes representantes do Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), promotores, delegados, agentes e escrivães.
O novo sistema tem como principal objetivo a implementação de uma gestão moderna, dinâmica e participativa na Polícia Civil, de forma que a sociedade, governo e população obtenham melhores resultados das ações definidas. O projeto desenvolvido busca excelência em ações estratégicas da polícia em que prevaleça a eficácia, eficiência e a efetividade dos trabalhos.
O delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, falou sobre o novo sistema, “Esse planejamento estratégico representa a profissionalização da Polícia Civil, para que, por meio dele possamos parar de realizar demandas do dia para a noite sem um planejamento prévio, então nós criamos um grupo de trabalho, composto por delegados, agentes, peritos e servidores que detinham já um conhecimento nessa área e desenvolvemos esse sistema que tem como objetivo final que a nossa instituição ofereça a população uma excelência nos atendimentos.”
Para a delegada Anamelka Cadena, a modernização do sistema gera eficácia nos resultados dos serviços entregues à população. “A gente acredita que era essa modernização que estava faltando na polícia para que a gente pudesse desenvolver as ações de uma forma mais equilibrada e dar um resultado melhor, acreditamos que nesses próximos anos a gente tenha uma polícia ainda mais profissional, onde vamos fazer avaliação daquilo que tem sido desenvolvido, avaliação dos profissionais, a fim de que possamos oferecer um resultado positivo à população com um produto mais qualificado”, destacou Cadena.
A delegada Carla Brizzi, assessora de planejamento da Delegacia Geral, fala sobre como foi desenvolvido o novo sistema. “Nós finalizamos a primeira etapa que foi a realização do planejamento, uma etapa que durou quase um ano com a contribuição dos policiais civis e dos gestores da Polícia Civil. Nós fizemos muitas oficinas, workshops, reuniões para que a PC construísse junto a esse plano e agora entramos na segunda etapa, que é o lançamento do plano, buscar a execução e para isso nós criamos uma série de estruturas dentro da Polícia Civil que vão possibilitar a execução do mesmo”, ressaltou Brizzi.