Policiais militares do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM) estiveram nesta quinta e sexta-feira (2), no Posto de Comando da Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, realizando a entrega de panfletos informativos e conversando com as pessoas que por ali circulam, com o objetivo de orientar a população acerca do trabalho preventivo realizado corporação.

Equipes da Patrulha Maria da Penha, Pelotão-mirim e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estiveram na praça junto aos policiais que fazem o trabalho operacional da base da polícia, buscando promover a sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos. “Hoje, o 1° Batalhão, através do Posto de Comando, está recebendo o apoio da Rone e do CPCOM, para juntos darmos segurança à população que vem ao centro da cidade”, pontua o major Wilton, comandante do 1° Batalhão, responsável pela região.

Comando de Policiamento Comunitário reforça apoio no base da PM na Praça da Bandeira (Foto: Victor Melo)

De acordo com a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM, a prática, além estreitar os laços entre as pessoas com a polícia, incentiva a participação junto às forças de segurança, relatando atividades suspeitas, a compartilhar informações relevantes e garantir o envolvimento em programas de prevenção a crimes, como no caso da Patrulha Maria da Penha.

“Estamos mostrando nosso trabalho, orientando as pessoas e tendo esse contato direto com a população, a fim de que as pessoas fiquem informadas desse trabalho e da importância dele para os cidadãos e pessoas da comunidade, principalmente em relação à Patrulha Maria da Penha, que hoje as mulheres são vítimas de violência. Esclarecendo a importância da mulher sair do ciclo de violência e ter sua vida preservada”, destaca a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM.

Patrulha Maria da Penha, Proerd e Pelotão-Mirim deram apoio nas ações (Foto: Victor Melo)

Posto de Comando

O Posto de Comando da praça da Bandeira, integrado com policiais militares e guardas civis municipais, visa aumentar as abordagens e rondas na região, reprimindo a criminalidade. Sua instalação, no dia 25 de maio, se deu mediante a Operação Interditados III, que apreendeu diversos celulares, entorpecentes e placas de motos sendo revendidas no local.

Após a instalação e trabalhos do posto de comando montado, a Praça da Bandeira contará futuramente com uma base permanente, da Guarda Civil Municipal, através da Prefeitura de Teresina. O ponto também passará por uma revitalização, visando requalificar o espaço público e devolvê-lo para a comunidade.

Posto de Comando da Praça da Bandeira foi instalado no dia 25 de maio (Foto: Victor Melo)

Fonte: DCOM PMPI