O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), implantou neste sábado (4), mais uma academia acessível. Agora foi a vez do Povoado Nova Olinda, Zona Rural de Teresina, receber uma academia híbrida que vai beneficiar as pessoas da comunidade.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a academia vai garantir uma melhoria na saúde da população do povoado, proporcionando uma maior qualidade de vida com a prática de exercícios. “Essa foi apenas a segunda academia de várias que ainda vamos implantar em todas as regiões do estado. O projeto é destinado tanto para pessoas com deficiência como para que não têm deficiência, com aparelhos adaptados que asseguram proteção para a realização dos exercícios”, disse.
A Carla, que é mãe do Pedro Henrique, criança homenageada com o seu nome gravado na placa de inauguração, acredita que é muito importante para a comunidade receber essa academia, pois vai beneficiar tanto as pessoas com necessidades especiais como todo o povoado. Então, nos sentimos muito lisonjeados com essa oportunidade”, declara.
Os recursos para aquisição dos equipamentos são de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias. Na ocasião, também estavam presentes a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Helena Lima, o presidente da Agespisa, Zé Santana, o professor Tarcízio Pires, Claude Girão representando a Sasc, além de moradores da comunidade.