Oferecer um espaço focado na preservação do bioma local, valorização da educação ambiental e melhores condições de lazer para a família. Essa é a proposta da Parceria Público-Privada (PPP) do Parque Zoobotânico, que será licitada no dia 15 de junho, às 9h no auditório da Seadprev. Entre as melhorias previstas está a transformação dos recintos dos animais em abrigos no estilo de bioparque, a despoluição das lagoas e a construção de novos espaços como bicicletário, auditório, restaurantes e lanchonetes, impulsionando também a geração de emprego e renda.

O Zoobotânico de Teresina é o terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do Nordeste, com uma área total de 127 hectares. A proposta da PPP Zoobotânico de Teresina é similar à do BioParque do Rio, antigo zoológico do Rio de Janeiro, que também adotou um modelo de concessão e passou por reforma total e reformulação do conceito.

“O BioParque do Rio foi recentemente reaberto e oferece um novo conceito focado na conservação e bem-estar dos animais, à educação ambiental e à pesquisa sobre as espécies. No Rio, quase metade da área original do zoológico é fechada para o público, com esse espaço sendo aproveitado para estudos e preservação dos biomas. Buscamos esse mesmo ideal com a PPP do Zoobotânico de Teresina: cuidar da nossa fauna e flora, e enfatizar o viés educativo”, explica a superintendente do Programa de PPP Piauí, Viviane Moura.

A Proposta de Projeto fornecerá os potenciais de imersão, práticas e incentivos à Consciência Ambiental, à Educação e ao Entretenimento no Parque Zoobotânico. Todas as zonas de exibição serão também nichos de entretenimento educativo. A imersão poderá ser vivenciada em pequenos espaços expositivos, em áreas de pré-shows, salas de exposição e atrações interativas, além da observação dos recintos. A premissa essencial é que o entretenimento esteja sempre aliado ao conhecimento.

A concessionária será responsável pela readequação, modernização, operação e manutenção do Parque Estadual do Zoobotânico. O contrato terá prazo de 35 anos e a previsão de investimentos é de mais de R$ 42 milhões. Os documentos referentes à licitação estão disponíveis no site ppp.pi.gov.br e quaisquer questionamentos podem ser encaminhados para o e-mail gestão@ppp.pi.gov.br.