Com licitação marcada para o dia 2 de setembro, a parceria público privada (PPP) do Hotel Serra da Capivara vai garantir a reforma, ampliação, modernização e operação do equipamento para que ofereça um melhor suporte ao turismo de São Raimundo Nonato e região. O Hotel está localizado próximo ao Parque Nacional Serra da Capivara, apontado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991. No entorno do parque foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar da vegetação.

As atrações turísticas da região do Hotel incluem o Museu do Homem Americano, que abriga achados da arqueologia local como ossadas humanas e artefatos que atestam a presença do Homo sapiens há milhares de anos na área, e o Museu da Natureza, onde se pode observar a história geológica, climática e dos animais do semiárido nordestino dominado pela caatinga. “Nesse contexto, o objetivo da PPP é dar uma destinação mais adequada ao Hotel de forma a fortalecer o turismo no sudeste do Piauí, impactando a movimentação no Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato e proporcionando o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1993. Segundo o IPHAN, na área tombada estão localizados cerca de 400 sítios arqueológicos dos mais relevantes das Américas, a maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico e que têm fornecido dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.

A região do Hotel Serra da Capivara se destaca pelo turismo científico, caracterizado pela exploração de paisagens históricas, naturais e urbanas. Esse tipo de turismo envolve a produção de conhecimento científico em atividades como exploração de cavernas, observação de fauna, estudos do meio ambiente em unidades de conservação, entre outras. No Brasil, um dos principais campos de desenvolvimento dessa modalidade inclui os parques geológicos.

A PPP engloba a reforma das atuais instalações do Hotel, com total requalificação em estruturas modernas para receber turistas estrangeiros e nacionais que buscam turismo diferenciado, além daqueles que se dirigem à região para realização de negócios. Com a PPP, estima-se que o empreendimento consolide para o mercado de São Raimundo Nonato a manutenção de 23 empregos diretos e geração de mais 348 empregos indiretos, somando um total de 371 posto de trabalho. O investimento em obras será na ordem de R$ 5,4 milhões e contrato terá duração de 35 anos.