Defensores públicos receberam a homenagem

Em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí ,com a presença da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a Defensoria Pública recebeu o Prêmio Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí (PEEDH/PI). A Instituição foi contemplada na categoria “Personalidades” pela atuação da defensora pública Irani Albuquerque Brito, titular da 4ª Defensoria do Sistema Prisional e “Organizações” pelo Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, bem como pela Defensoria Itinerante.

Esta foi a VIII edição do prêmio, que tem como objetivo homenagear e dar visibilidade às Instituições e pessoas pelo respeito ao ser humano e, em particular, aos trabalhos ou ações que desenvolvem, com destaque na defesa e promoção da Educação em Direitos Humanos no Brasil.

Segundo a Comissão responsável pela seleção dos homenageados, a Defensoria Pública foi escolhida para receber a homenagem pela “organização, notoriedade pública e credibilidade política e social da Instituição junto à rede, articulações de respeito e proteção aos Direitos Humanos, por contribuir com ações e práticas de forma a diminuir as injustiças, disseminar a paz e ampliar o conhecimento acerca de direitos para a população piauiense”.

Verônica Acioly, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, falou sobre a importância da premiação. “É o reconhecimento da Instituição e não somente do Núcleo da Mulher e seus componentes. Individualmente, acho importante o reconhecimento do trabalho da colega Irani Albuquerque, por não ser a o Órgão de Atuação natural dela, por não ter uma equipe de apoio. Então, a Defensoria Pública ser representada no Prêmio Estadual de Direitos Humanos, que é a nossa razão de existir, é importante porque mostra nossa aproximação das pessoas, o que é a nossa missão, estar cada vez mais próximo das pessoas em situação de vulnerabilidade”, declarou.

“Receber uma homenagem destas do Comitê Estadual de Direitos Humanos do Piauí é uma grande honra. Ser reconhecida como uma pessoa que milita e luta em defesa desses direitos é uma grande alegria e é um reconhecimento para nossa atuação defensorial, um reconhecimento que a Defensoria, mais uma vez está à frente nessa luta”, afirmou Irani Albuquerque.

O diretor da Defensoria Itinerante, Marcelo Moita Pierot, destacou a felicidade em receber a homenagem . “A Jornada Itinerante, eu costumo dizer, é o projeto mais longevo que a Defensoria possui atualmente. A Defensoria Pública, juntamente com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, vem trabalhando faz muitos anos no intuito de dar acesso à população mais carente, saindo do Centro, do Tribunal, do Ministério Público, do Gabinete da Defensoria e indo até o bairro, até a cidade mais distante, ofertando uma justiça célere, eficaz para as pessoas, principalmente as de baixa renda. Esse sucesso é tão grande, porque já dura muitos anos e entrou no calendário das cidades, dos bairros e todo mês as pessoas procuram saber onde vai estar, para resolverem seus problemas. A credibilidade que se alcançou é tamanha, que a gente tem esse reconhecimento das Instituições que sempre procuram a Defensoria para fazer parceria e levar a Itinerante para seus eventos, seja a Prefeitura, seja o Governo do Estado, estamos sempre participando muito por essa vitrine que temos, que é o Projeto Itinerante, então nada mais justo que o reconhecimento de todos esses anos prestando um serviço de muita qualidade, muita eficiência e aprovado pela população, principalmente a mais carente. A gente fica muito feliz com isso”, disse.

Carla Yáscar Belchior diz que a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho que a Defensoria Pública desenvolve . “É realmente uma honra ser reconhecida como uma Instituição voltada para a garantia dos Direitos Humanos. Tanto nas áreas em que fomos homenageados, como o trabalho desenvolvido pela defensora pública Irani Albuquerque, que tanto se doa a essa causa, assim como a equipe do Núcleo de Defesa da Mulher, e a equipe da Defensoria Itinerante , bem como nas demais áreas de atuação da Instituição, ao receber uma homenagem como essa, temos a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Ter essa atuação reconhecida pelo Comitê de Direitos Humanos do Estado, é um dos impulsos que precisamos para continuarmos a percorrer esse caminho de garantia de direitos à população que mais necessita”, afirmou a subdenfensora-geral.