O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, participou, nesse sábado (16), de um importante debate durante a Expo Favela Innovation 2023. Com o tema “A tecnologia e a educação como importantes agentes nos processos de transformação social”, o gestor esteve em bate-papo ao lado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; do cantor e compositor Toni Garrido; da presidente da Central Única de Favelas (Cufa), Kalyne Lima, e mediação da jornalista Deborah Radassi.
O painel promoveu um bate papo acerca da realidade periférica da juventude brasileira e como meninos e meninas podem participar da economia mundial por meio do estudo e da tecnologia. Cada integrante pôde falar da sua experiência como agente social e da importância das manifestações culturais que surgem diariamente, contextualizando com o histórico racial do país e em como essas realidades têm sido transformadas.
Para Ellen Gera, é muito importante ressaltar a contribuição da tecnologia neste processo. “No século XX, as empresas mais ricas do mundo eram detentoras de petróleo ou vendiam carros, e quando a gente vira para o século XXI é a tecnologia que detém o maior capital do mundo. Antes era muito difícil uma pessoa desprovida de recursos alcançar um alto patamar na sociedade, hoje não, com a tecnologia chegando cada vez mais na juventude. Hoje qualquer menino ou menina da periferia consegue chegar na economia. As revistas estimam que daqui a um ano nós vamos ter cerca de um milhão de criadores de conteúdo, que vão participar dessa economia de suas casas”, informou o gestor.
O presidente da Etipi ainda enfatizou o protagonismo do estado do Piauí quando se trata de tecnologia como elo com a população. “O Governo do Piauí está desenvolvendo uma plataforma que vai fazer a interação da população com o governo, e já reconhece que a comunidade sabe muito mais a realidade do povo que o próprio governo, e toda essa plataforma que estamos desenvolvendo é justamente para promover que a comunidade dialogue e transforme a sua realidade de maneira mais rápida e eficaz”, disse ele, se referindo ao lançamento da plataforma Gov.pi Cidadão, nesta segunda-feira (18), às 11h30, em solenidade no Palácio de Karnak.
O secretário Washington Bandeira aproveitou para garantir que o trabalho da Seduc é cada vez mais implantar uma educação que chegue a todos, garantindo oportunidades. “Nós estamos nessa gestão com a nossa equipe, com professores e alunos, que são os grandes protagonistas do nosso trabalho diário, com esse grande objetivo que é transformar e salvar vidas. E para isso nós estamos apostando na implantação de um modelo educacional inclusivo, com equidade de gênero e raça, que possa garantir mais e melhores oportunidades de aprendizado e trabalho”, afirmou o gestor.
Com o grande repertório do grupo musical Cidade Negra, Toni Garrido cantou especialmente ao público do Expo Favela Piauí e ainda exaltou as novas gerações com seu poder transformador. “A gente tem que entender que essa geração é quem tem transformado a realidade, não são mais os agentes políticos, são os jovens cientistas que estão desenvolvendo aplicativos com 15 ou 16 anos, é isso que tá dando cor ao mundo. É uma geração muito diferente, que vai transformar esse mundo e eles sabem disso, o mundo é quem tem que enxergá-los independente de raça ou classe social”, disse o cantor.
A Expo Favela Innovation 2023 contou com exposição de diversos empreendedores jovens do estado do Piauí, além de espaços para jogos, debates interativos, rodadas de negócios, mentorias, qualificação, gastronomia, literatura, espaço infantil, entre outros.