O primeiro atendimento da Defensoria Pública em Teresina será suspenso nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, para capacitação da equipe, que acontecerá em formato presencial no auditório Esperança Garcia no edifício-sede da instituição, sendo transmitida pela plataforma zoom, o que possibilitará que equipes das Defensorias Regionais também possam participar. A certificação será feita pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).

O objetivo é dotar os atendentes de informações que contribuam para aprimorar o atendimento prestado às pessoas que recorrem à Defensoria para resolver questões relacionadas às áreas Cível em geral, de Família, Fazenda Pública, etc. A pauta do acolhimento e abordagem às mulheres vítimas de violência também será ponto da capacitação, em uma abordagem feita pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo.

No primeiro dia, a defensora pública titular da 4ª Defensoria Pública dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Paula Batista da Silva, juntamente com a assessora da 2ª Defensoria da Fazenda Pública, Camila Fonseca, abordarão o tema “Competência das Varas da Fazenda Pública/Juizados”. Na mesma manhã as defensoras públicas Rosa Mendes Viana Formiga, titular da 9ª Defensoria de Família e Sheila Ferreira de Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública de Família e diretora da Esdepi, tratarão sobre “Aspectos práticos e documentos necessários para ações de família”.

No segundo dia os trabalhos serão iniciados com informações sobre os documentos indispensáveis e demandas extrajudiciais, que serão prestadas pela assessora de gabinete, Marina Oliveira Nolêto de Souza e pela assessora da diretoria de Primeiro Atendimento, Juciara de Sousa Santiago Monteiro. Em seguida, o defensor público Gerimar de Brito Vieira, titular da 1ª Defensoria Pública Cível, abordará o tema “Documentos para as ações Cíveis em Geral”. A defensora pública Sara Maria Araújo Melo, do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a assessora da 5ª Defensoria Cível, Samille Lima Alves, tratarão sobre “Documentos para as ações de Registro Civil”e , finalizando o treinamento a defensora pública Lia Medeiros tratará sobre Atuação do Núcleo de Defesa da Mulher.

A diretora da Esdepi, defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, destaca a importância da capacitação. “Certamente teremos dois dias muito produtivos nos quais o principal foco será dotar as pessoas que fazem o primeiro atendimento na Defensoria de informações que permitam um atendimento cada vez mais qualificado às pessoas que procuram pelos serviços da instituição, contribuindo para que tenham seus pleitos resolvidos ou encaminhados com celeridade. Contaremos com dados qualificados, que serão repassados durante esses dois dias e o fato de realizarmos também a transmissão via a plataforma zoom proporcionará um alcance maior, chegando às pessoas que fazem o primeiro atendimento também nas Defensorias Regionais, garantindo assim que um serviço cada vez mais qualificado e de maneira mais uniforme com a capital seja realizado pela Defensoria em todo o Piauí. Para nós que estamos à frente da Esdepi é uma enorme satisfação poder desenvolver capacitações como essa. Esclarecendo que essa é a primeira de algumas capacitações previstas para esse ano, já que é importante a valorização dos colaboradores que estão à frente do atendimento, para potencializar um serviço mais produtivo aos usuários da DPE-PI”, finaliza a diretora.