Os valores investidos por meio do PRO Piauí começam a formatar um novo tempo para a Educação piauiense. Um cronograma de 126 obras já movimentam uma quantia no valor de R$ 43.273.086,48 em escolas da rede estadual de ensino de norte a sul do estado, visando levar desenvolvimento social para os municípios.
A meta é que todas as Gerências Regionais (GREs) sejam contempladas. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem tido como parceira a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que tem realizado o diagnóstico de escolas no interior do estado para que os recursos sejam aplicados de forma correta e atenda às necessidades reais de cada uma das instituições de ensino. Na capital, esse diagnóstico é feito pela equipe de engenharia, que recentemente ganhou reforço de pessoal por meio de um seletivo.
“Um conjunto de obras está sendo acompanhado pela nossa equipe de engenharia e tem como objetivo modernizar as estruturas físicas da Educação do Piauí. O benefício é social e chega aos estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade onde essas escolas estão inseridas. Entendemos que investir em Educação é uma constante e precisamos a todo momento manter a modernização do sistema educacional público do Piauí”, explicou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.
Na região norte, cidades como Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Buriti do Lopes, Barras, Cabeceiras, Campo Largo, Esperantina, Luzilândia e muitas outras, recebem os investimentos. Mais ao sul do estado, estão sendo contempladas cidades como Canto do Buriti, São João do Piauí, Marcolândia, São Julião, São Raimundo Nonato, Gilbués, dentre outras.
Entre os serviços executados e previstos estão a construção de quadras, reformas em espaços internos e externos, troca de telhado, inclusão de espaços com acessibilidade, ampliações, subestações de energia, perfuração e instalação de poço e adequações para climatizações.
O que é o PRO Piauí?
O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1,652 bilhão, conquistada na justiça pelo Estado, será aplicada integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. As melhorias visam a reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.