A Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) entrevistou o professor doutor Herasmo Braga sobre pesquisas na área de Literatura e Filosofia. O professor do curso de Letras/Português, Campus Josefina Demes, em Floriano, destacou sobre os desafios da área e falou um pouco sobre suas obras já lançadas.
Segundo ele, abordar questões referentes das relações da Literatura com a Filosofia, como também, outros segmentos no âmbito da literatura de ficção-científica, “permite o desdobramento para novas modalidades que fujam um pouco da certa mesmice temática atual tão em voga nas produções contemporâneas”. O professor Herasmo Braga aponta que a área está em crescimento e leva a perceber os acréscimos significativos de possíveis contribuições nos estudos literários de filósofos hermenêuticos com Paul Ricoeur.
“A produção científica nessa área tem crescimento significativamente e isso é muito importante. Os apoios têm contribuído quantificadamente. Ainda nos resta certa melhoria na expansão para novas ideias para sairmos um pouco, do que mencionei antes, de algumas abordagens já um tanto desgastadas”, aponta o pesquisador.
O professor fala também sobre o incentivo aos alunos a desenvolverem pesquisas tanto nessa área como em geral. “Sou defensor da ideia que todo professor deve ser um pesquisador e todo pesquisador ser um professor. Dessa maneira, acreditamos constituir docentes e discentes qualificados que possam fazer a diferença no processo educacional e de pesquisa no nosso país. Soma-se a esse aspecto as motivações para a formação intelectual durante o processo”, ressalta Herasmo Braga.
Além do campo da pesquisa na área da Literatura, mais especificamente no tocante às produções literárias contemporâneas, em especial do neorregionalismo, o professor também desenvolve pesquisas e produções na Filosofia e na História.
Obras do autor
Para ele, o campo do conhecimento é essencialmente dialógico e poder participar e promover essas interatividades discursivas, segundo o mesmo, fazem muita diferença na sua formação pessoal e intelectual. “Algo que primo não é só apenas o ato de fazer por fazer, ser quantitativo. Dedico-me a cada uma dessas produções com total envolvimento. Dialogar com grandes intelectuais do nosso país e de fora é muito gratificante. Interessante é o retorno dos que já me leem. Nas produções teóricas, ao se depararem com a ficção, ficam a princípio desconfiados, mas depois da leitura não só aprovam a obra como, também, recomendam. Isso me motiva muito a compartilhar experiências e ideias como leitor e como autor, sejam elas teóricas, sejam elas ficcionais”, pontua o pesquisador.
Confira algumas das participações e livros do professor:
1)cPorque eram elas, Porque era eu:
Seu primeiro romance autoral a obra “Porque eram elas, porque era eu” aborda questões individuais e coletivas, depara-se com os estados de solidão e angústia das personagens, com o sentimento de identificação, o ato da escuta, a alteridade, tudo isso tecido em uma escritura diferenciada, delicada, harmônica e permeada por referências e diálogos significativos.
2) Hospitalidade Hermenêutica na filosofia de Paul Ricoeur
Publicado em 2020, tendo como organizadores os professores drs. José Vanderlei Carneiro José Elielton de Sousa e Herasmo Braga. O livro apoiado pela Fundação Ricoeur, trata-se de uma coletânea com pesquisadores renomados do Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal. Além da organização, o professor dr. Herasmo Braga contribuiu com o capítulo – “Esboço de uma poética de Ricoeur: em busca de uma ética esquecida”. O livro acompanha com “simpatia e respeito” a compreensão da filosofia de Paul Ricouer como obra aberta, acolhendo as leituras possíveis do pensamento deste importante filósofo contemporâneo.
3)No percurso literário: Diálogos e representações sociais
A obra foi organizada pelos professores drs. Naiara Sales Araújo, Fábio Henrique Novais Mesquita. Gladson Fabiano Sousa e Herasmo Braga de Oliveira Brito. O livro consiste numa coletânea e conta com capítulo produzido pelo prof. Herasmo Braga em parceria com a aluna egressa da Uespi, Janaira Carolina da Silva Rodrigues, orientanda do professor. O capítulo feito com a egressa é intitulado de “Representações da Autonomia Feminina na obra ‘Os Tambores de São Luis’ de Jesué Montelo.