O aluno Wesley Macêdo e a professora Daysi Ikeda, ambos do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançam um formulário referente à coleta de dados do projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), sobre a qualidade do sono, de vida e do nível de sonolência dos universitários.
O objetivo da pesquisa continuada é avaliar esses quesitos dos acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas, Exatas e da Natureza do 5° bloco da Uespi, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, além do período de recesso devido à pandemia de Covid-19.
De acordo com o aluno responsável pela pesquisa, ao final do Pibic, os participantes, por meio do e-mail coletado no formulário, ficarão por dentro de seus resultados. “Por meio dessa pesquisa, traçaremos um perfil da qualidade de sono e de vida dos alunos presentes na Uespi, saber os fatores negativos e positivos, o que influencia ou não, e entregar à nossa instituição uma pesquisa de qualidade e que possa servir como parâmetro para diretores e coordenadores zelarem pelo bem-estar e qualidade de vida de cada aluno da Uespi”, explica Wesley Macêdo.
O público-alvo da pesquisa precisa preencher o formulário da pesquisa até o fim do mês de dezembro. Além de ajudar na coleta de dados, o participante vai receber um cartilha com dicas de como ter uma boa noite de sono.