Professores e alunas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizam o projeto de extensão “Conte para Alguém: histórias para ouvir em casa”. A ação é promovida por meio da Brinquedoteca do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. A ideia consiste em manter a oferta de atividades lúdicas à comunidade durante a quarentena.
As histórias são enviadas por WhatsApp, três vezes por semana, para os responsáveis das crianças que já eram atendidas pela brinquedoteca, assim como para à população em geral.
Além da organizadora da ação, Rebeca Hennemann, e discentes do curso de Pedagogia e Biologia, o projeto conta com a colaboração e disseminação do professor do curso de Letras Português, Campus Possidônio Queiroz, Harlon Homem de Lacerda. Outra participante da ação é a professora Alda Juliana Pereira, que faz os áudios chegarem até o público infantil da Escola Municipal Eudes Raulino de Almeida, no Povoado Sossego, em Barras.
Além disso, a escritora convidada Márcia Evelin elabora textos lúdicos autorais para as crianças, como por exemplo o livro “A Flor do Pequeno Princepizinho”, lançado em 2019. Ouça abaixo:
A coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pelo projeto, Rebeca Hennemann, diz que a disseminação do “Conte para Alguém” semeia grandes resultados em espaços externos ao município de Campo Maior, visto que algumas vezes os áudios são encaminhados em grupos do WhatsApp.
“Nosso pressuposto é que as atividades lúdicas, no contexto do isolamento, não apenas ajudam a ‘distrair’ crianças (e adultos), mas contribuem para a produção de um clima saudável no interior das casas. O uso da imaginação traz a possibilidade de ampliar nossas experiências para além das paredes das residências, que atualmente são vivenciadas como estruturas que restringem a nossa liberdade de ir e vir”, explica a coordenadora.
O projeto “Conte para Alguém” faz parte de mais uma atividade de proteção da #nossauespi que visa diminuir os riscos de contaminação da pandemia do novo coronavírus. Os interessados em receber os áudios devem entrar em contato com as responsáveis pelo projeto por meio do número (86) 99459-5645