Profissionais do Programa Criança Feliz participam do curso on-line Interações Responsivas para a Aprendizagem, realizado com professores da Universidade de Toronto, no Canadá, por meio do Jenkins Lab, sob a coordenação geral da professora e doutora Jennifer Jenkins, do Canadá, e doutora Alessandra Schneider, do Brasil. O curso é uma ação conjunta do Ministério da Cidadania, Governo do Piauí, por meio da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas da Sasc, com o apoio pedagógico da professora e doutora Rosângela Sousa.

No ano passado, foi organizada uma turma de 181 alunos de 54 municípios, organizados em duas turmas. A primeira turma de intervenção abrange 26 municípios e 93 participantes. A outra turma, de controle, para viabilizar a avaliação de resultados posteriores, sem contaminação, com 28 municípios e 88 participantes.

O curso tem como finalidade possibilitar a orientação da atuação de supervisores e visitadores do programa, potencializando o desenvolvimento de interações responsivas e, por conseguinte, o aprimoramento da atuação destes profissionais junto aos cuidadores e destes cuidadores junto às suas crianças, com total de 16h.

“Somos piloto para o Brasil e agora estamos finalizando a nossa capacitação como facilitadoras para a nova turma. Estamos extremamente felizes e gratas por oportunidade tão enriquecedora e singular. Tão logo passe esta crise, iniciaremos o curso, sob a coordenação da U of T e do Ministério da Cidadania”, afirma Rosângela Sousa.

Na primeira turma, a doutora Alessandra Schneider atuou sozinha como facilitadora do curso e para segunda turma ficou acordado que os alunos da primeira etapa seriam os multiplicadores. “Assim, concluída a primeira turma e certificados todos os participantes, estamos atualmente vivenciado a fase de capacitação das facilitadoras da segunda turma. Iniciamos este processo no dia 5 de março, envolvendo cinco módulos e concluiremos as aulas no dia 31”, diz Rosângela, enfatizando que são 10 facilitadores no processo de capacitação.