A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realiza, na sexta-feira (7), uma mesa-redonda com a temática “Enfrentamento à violência institucional”. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), às 10h.

As convidadas para o debate são a assistente social Joseane Borges, que é diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e a socióloga Thátila Porto, que é assessora da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (Fetag-PI).

A mesa-redonda é a primeira atividade formativa do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, ação da Sempi que tem como objetivo promover inclusão e equidade nos espaços de trabalho das organizações públicas.

A coordenadora da Igualdade Racial, Diversidade e Inclusão da Sempi, Mariana Arouche, destacou que a agenda também é alusiva ao Junho das Cores e ao Julho das Pretas, pois a violência institucional traz, também, questões de gênero e de raça.

“Convidamos tanto os órgãos que estão aderindo ao programa como os demais, porque entendemos que a temática é de suma importância para todos debaterem junto com os seus servidores. As duas pessoas que estarão conosco são mulheres: a Joseane, que está na estrutura do Estado e é uma mulher trans. Além do seu histórico de vida, é uma mulher com respaldo e grande capacidade para debater sobre essa temática; e a outra convidada é a Thátila, que também tem muito conhecimento a respeito do programa, pois já esteve coordenando o Pró-Equidade em sua primeira edição”, disse Mariana.