Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado nessa quinta-feira, 1° de outubro, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) destaca as histórias de idosos que fazem parte do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Nuti), criado em 2003, e da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), idealizado desde 2007.

Atualmente, mais de 300 idosos participam das atividades dos programas, que foram adaptadas em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Muitos deles estão no programa há mais de três anos e enxergam a universidade como uma segunda casa.

O casal Veraneide Alves Soares e Francisco Ribeiro Soares fazem parte do Nuti desde 2017. Eles têm 39 anos de casados, são pais de dois advogados e uma enfermeira. Participar do programa, para o casal, é uma forma de encontrar tempo para se dedicar aos cuidados físicos e mentais.

Os exercícios e brincadeiras do Nuti são fundamentais para saúde de Veraneide. “Esse projeto acarreta em conhecimento com vários professores que nos auxiliam em várias demandas. Sou muito grata ao que aprendo no núcleo”, ressalta a aluna.

Família de Veraneide Alves Soares e Francisco Ribeiro Soares

A rotina de Maria dos Santos mudou completamente após o início das aulas na Unati, em 2018. Ela conheceu a universidade por meio de um amiga e encontrou no programa uma melhor qualidade de vida.

Ela, que é mãe do engenheiro civil José Wellington e da futura arquiteta Vitória Araújo, destaca que os benefícios relacionados ao bem-estar e qualidade de vida foram imediatos.

“Eu estava em uma fase que minha rotina era somente de casa para o trabalho. A Unati aumentou meu número de amizades, viagens, além do leque de conhecimento: a gente tem várias matérias ligadas ao Direito do Idoso, da saúde, entre outras. Eu sempre gosto de participar das atividades”, disse Maria dos Santos.

Maria dos Santos durante o desafio de moda proposto pelos professores do programa

Ações e trabalhos do Nuti e Unati durante a pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Com o intuito de diminuir esse perigo e equilibrar a mente durante o distanciamento social, os idosos do Nuti e Unati realizam vários desafios, entre danças, leituras, moda, ginástica, tutoriais eletrônicos, jogos e palestras.

Para o coordenador do Nuti e do curso de Educação Física da Uespi, Moisés Mendes, o objetivo das ações da universidade é manter os participantes dos programas ocupados com várias atividades on-line durante o período da pandemia.

“Começamos com tutoriais onde eles teriam acesso ao WhatsApp e outros aplicativos. E hoje eles já sabem mexer em várias plataformas, por exemplo o Zoom, onde temos reuniões semanais, além dos desafios e palestras feitas remotamente”, disse o professor.

Os dois programas são ofertados na Uespi por uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex). Os  cursos tem entrada anual e são realizados regularmente, duas vezes na semana. O requisito para participar é ter a partir de 55 anos de idade, saber ler e escrever.

Para conferir as atividades dos alunos durante esse período conheça o canal Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) no YouTube.