A primeira atividade presencial do projeto Caravana Juventude Ativa após o início da pandemia de Covid-19 será realizada na próxima semana. O evento ocorrerá durante a Semana da Juventude do município de Antônio Almeida e terá uma série de restrições para garantir a segurança da equipe da Cojuv e dos jovens que participarão das atividades.

Realizado pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), o projeto consiste em oficinas e bate-papos que são escolhidos de acordo com a necessidade da escola ou do município. Entre as medidas de segurança para esta edição estão a redução do número de participantes, o respeito ao distanciamento social durante as atividades, o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool para higienização.

“Neste retorno às nossas atividades presenciais, queremos garantir a segurança de todos. Essa é a nossa primeira atividade e queremos dar continuidade a ela em outros municípios, mas sempre seguindo as determinações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Programação

Em Antônio Almeida, o projeto Caravana Juventude Ativa ocorre dentro da programação da Semana da Juventude do município. O evento é realizado em parceria com a prefeitura e, na ocasião da definição das atividades, ficou acordada a realização de cinco bate-papos e cinco oficinas.

Os bate-papos são sobre “Vida no Trânsito”, “Prevenção ao Uso de Drogas”, “Valorização da Vida”, “Juventudes em Tempos de Violência”. Estas atividades ocorrem em um único momento e tem como metodologia a exposição dos temas de forma dialogada, a execução de dinâmicas de grupo e a produção de algum material pelos participantes

Além destes, ocorre também o Cine Jovem, cujo formato é um pouco distinto dos anteriores. Em vez de ser um momento único, o Cine Jovem será uma atividade distribuída em três sessões de cinema. Cada uma delas exibirá um filme distinto. Nesta edição do Caravana Juventude Ativa serão os filmes As vantagens de ser invisível, Escritores da liberdade e Gênio indomável. O objetivo é provocar reflexões sobre os múltiplos contextos das juventudes.

Já as atividades práticas oferecidas pela Cojuv serão as oficinas de design de sobrancelha, de grafite, de dança, de teatro e de percussão. Além destas, o município também disponibilizará outras atividades práticas como oficina de maquiagem e torneios esportivos nas modalidades masculina e feminina.

Fonte: Ascom Cojuv