O projeto Aulas Voluntárias para o Enem é um suporte on-line para alunos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é formado por estudantes e egressos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além de discentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar os estudantes que não possuem recursos financeiros para custear um curso on-line ou que não recebem apoio suficiente da instituição que fazem parte. As aulas on-line do projeto acontecem de segunda à sábado, nas plataformas Zoom e Google Meet.
“O projeto surgiu na quarentena, tendo em vista as dificuldades das aulas presenciais e de acompanhamento, pois sabemos que muitos alunos de escolas públicas e boa parte da população piauiense não tem acesso à internet de qualidade. Por isso, temos um grupo no Whastsapp, onde até mesmo os que não podem assistir as aulas on-line, estes podem tirar dúvidas e receber o material”, explica Natanael Soares, aluno do 8º Bloco do curso de História, no campus Poeta Torquato Neto, da Uespi em Teresina.
Lígia Macêdo, egressa do curso de História da Uespi, explica que a iniciativa tem objetivo principal de ajudar na qualidade dos estudos dos alunos da rede pública. “Como algumas das nossas aulas são gravadas e também fazemos postagem dos conteúdos nas redes sociais – Whatsapp e Instagram, o aluno não tem a necessidade de uma ótima conexão com a internet para acompanhar os conteúdos. Assim, ele pode ter acesso ao conteúdo de acordo com sua disponibilidade de horário”, complementa.
Crescimento
O Instagram do grupo – @aulasenemvoluntarias – é usado como ferramenta de divulgação e o Whatsapp para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Rebeca Freitas, participante da proposta e aluna da Uespi no Campus de Floriano, enfatiza que o grupo de tutores foi crescendo com a divulgação, assim também como o número de alunos.
“Hoje, temos um time completo com todas as matérias, faltando apenas inglês e espanhol. Com a criação do Instagram e as divulgações, o projeto tomou uma proporção maior e, hoje, temos cerca de 75 alunos”, destacou Rebeca.
O grupo seleciona temas frequentemente abordados no Enem e toda semana apresentam esse conteúdo para os alunos. Rebeca Freitas conta ainda que não somente estudantes do Piauí contam com o auxílio do projeto, mas que alunos de várias partes do Brasil já entraram no grupo.
Contribuição
Samarithana Veras Fontenele, de 18 anos, é umas das alunas beneficiadas com o projeto. A jovem conta que terminou o ensino médio e não conseguiu aprovação no curso desejado, porém conheceu a proposta e está se preparando novamente para o exame. “Me ajuda muito. Eu não sabia por onde começar os estudos, foi aí que eles apareceram, como uma luz. Gosto muito das aulas e dos professores, que são maravilhosos e admiro a força de vontade deles por nos ajudarem., porque hoje em dia é difícil encontrar alguém que nos ajude sem querer algo em troca”, finalizou a jovem.