O projeto “Rede de Solidariedade de Segurança do Trabalho no Combate à Covid-19 no Piauí”, desenvolvido por professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) visa propagar políticas de acolhimento, conscientizar, mostrar a vivência e apresentar depoimentos de profissionais que estão atuando no combate à Covid-19.

A proposta é coordenada pelos professores Evandro Alberto, vice-reitor da Uespi, e Orlando Berti, ambos docentes do curso de Jornalismo da Uespi e conta com a participação dos discentes Yasmim Cunha e Michael Resende. O projeto foi contemplado com o financiamento da Fapepi mediante um edital, que visava escolher ideias com capacidades inovadoras para serem implementadas rapidamente para combater o novo coronavírus.

No Instagram do grupo, @piauisemcovid, estão sendo divulgados os depoimentos de profissionais das diversas áreas que estão atuando nesse período.

Segundo Evandro Alberto, por meio dessa ação, busca-se compartilhar experiências e quebrar preconceitos. “Buscamos compartilhar as experiências de quem está trabalhando no enfrentamento à Covid-19, dar vozes a essas pessoas nos lugares mais distantes onde há dificuldade de comunicação. Com isso também, queremos contribuir para quebrar um pouco do preconceito, pois sabemos que os trabalhadores da linha de frente ao retornarem para o meio social, para fora do ambiente de trabalho, alguns sentem que as outras pessoas se mostram inseguras”, explicou.

O docente acrescenta que o projeto é uma forma de valorizar o trabalho desses profissionais, mostrando que eles têm um objetivo e por causa disso deixam suas famílias e se expõem ao risco para ajudar a cuidar de outras pessoas. A Rede de Solidariedade proporciona então a socialização desse diálogo.

Quem cuida de quem cuida?

O professor Orlando Berti destaca que o compartilhamento desses depoimentos visa gerar reflexão na população sobre “Quem cuida de quem cuida?”. Como consequência da ação de mobilização, o grupo tem inclusive recebido depoimentos extras. “Temos inclusive recebido depoimentos de outros locais do Piauí, de pessoas que não são da área de saúde, mas que reconhecem e valorizam esses profissionais”, afirmou o docente.

O grupo disponibilizou um número de Whatsapp (86) 98133-1012 para que os diversos profissionais atuantes nesse período de pandemia possam entrar em contato e esclarecer sobre a situação que estão vivenciando na linha de frente do enfrentamento ao vírus.