Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC) e o Hospital São Marcos (HSM) vai possibilitar o atendimento educacional às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde, em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado.

Nesta sexta-feira (14), às 17 h, será realizada a apresentação do Projeto de Escolarização Hospitalar e Domiciliar (PEHD) do Piauí.  Inicialmente, 17 crianças e adolescente internados para tratamento oncológico serão beneficiadas com a iniciativa. As aulas começarão no próximo dia 17, mesma data que inicia o calendário escolar regular da Seduc.

“Com este projeto, a educação vai ao encontro da população. Nós da Seduc acreditamos que o chão da escola pode estar inserido em qualquer ambiente e, por meio dessa parceria com HSM, podemos garantir o direito à educação. A partir daqui, vamos buscar ampliar esta política, permitindo a todos que estejam internados este direito”, pontuou o secretário da Educação, Ellen Gera.

Segundo o presidente da APCC, Gustavo Almeida, o projeto de educação hospitalar vai impactar na vida dos pacientes. “Pais e pacientes estão empolgados com esse estímulo de continuarem os estudos e, assim, poderão seguir com a vida normalmente durante o tratamento. Vale destacar que o projeto acontece no São Marcos porque é o único hospital do estado que trata crianças com câncer com atendimento 100% feito pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, explica.

A escolarização dos pacientes infantojuvenis internados acontecerá no espaço pedagógico localizado na enfermaria de pediatria oncológica, no Hospital São Marcos (HSM). Os 40 professores que atuarão no projeto são do quadro efetivo da Seduc, passaram por seleção interna e participaram de uma capacitação com conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a atuação do professor no contexto da Escolarização Hospitalar.