O Piauí poderá ser incluído na segunda edição do Bright Green Book (Livro Verde do Século 21), originalmente publicado em 2011, com apoio da ONU Habitat e outras grandes instituições mundiais. O livro, que será relançado pela editora HUMAN Books do Instituto Smart City Business America (SCBA) e Wall Street International, irá apresentar e promover 200 casos, iniciativas e projetos de inovação global relevantes que criem soluções de impacto, oportunidades e inspiração em tempos desafiadores. O projeto da PPP Piauí Conectado foi indicado pelo Conselho Consultivo da organização para compor a nova edição devido à sua importância, impactos e replicabilidade.

Segundo Robson de Oliveira, do HUMAN Books, o projeto piauiense se destaca pela redução das desigualdades, inclusão digital, acesso a serviços públicos, internet de qualidade e segurança, mas principalmente por contribuir para melhor distribuição do desenvolvimento do Estado. “O caso do Piauí Conectado é bastante emblemático, pois leva a telecomunicação e serviços digitais do Governo como saúde, educação e segurança para cidades de pequeno porte, criando um vetor importante de desenvolvimento. Devemos fazer muita documentação sobre esse caso, muitas ações nacionais e internacionais para promover esse case da Piauí Conectado”, destaca.

O processo de seleção dos casos indicados para publicação ocorrerá até o dia 11 de novembro de 2021. “Iniciamos com indicações de projetos para compor o livro e agora passaremos por todo o processo de seleção para identificarmos aqueles projetos que justifiquem que mereçam fazer parte da publicação e sirvam de modelo para um novo tipo de negócio sustentável”, explica o presidente do SCBA, Leopoldo Albuquerque.

O livro visa conectar projetos e iniciativas de empreendedores com investidores e empresas no mundo inteiro, visando colaborar de forma efetiva na difusão e conexão dos milhares de casos inovadores de tecnologia limpa que estão ocorrendo em todo o planeta. A reedição digital do BGB2 será publicada em 6 idiomas (inglês, espanhol, português, chinês e italiano) e terá 4 milhões de exemplares distribuídos no mundo, nos próximos dois anos.