A equipe da Defesa Civil se reuniu, nessa quarta-feira (29), com representantes do Ministério da Saúde para discutir o desenvolvimento de projetos relacionados à prevenção, mitigação e saúde para jovens e adolescentes do estado do Piauí. O projeto conjunto entre os órgãos tem como objetivo principal a construção da cultura de prevenção e saúde na comunidade escolar, trazendo a realidade e contexto local de risco em cada escola.

A Defesa Civil Estadual estuda lançar o programa em setembro, com as metas de alcançar todos os 224 municípios piauienses. De acordo com a assessora de Saúde da Defesa Civil, Valdite Leão, as ações de alertas, treinamentos e planejamento disponibilizadas pelo projeto são ideais para a criação de uma cultura de prevenção desde os públicos mais jovens.

“Sabemos que a escola é um espaço de formação e, por isso, é possível desenvolver várias ações voltadas às temáticas abordadas pela Defesa Civil como, por exemplo, prevenção e mitigação. A construção dessa cultura é essencial para a comunidade escolar e geral, trazendo a realidade local e o contexto de risco em cada escola”, destacou a assessora.

Segundo o interlocutor da política de Gerenciamento e Resposta do Ministério da Saúde, Adriano Arnóbio, a integração entre as pastas da saúde e Defesa Civil são essenciais para a viabilização de recursos para o projeto. “Os apontamentos que realizamos hoje durante a reunião foram para que as políticas anti-desastres possam fazer parte do programa educacional nas escolas de ensino fundamental e médio, incorporando conhecimentos e falas para que esses jovens possam compreender um pouco da influência da saúde nos impactos ambientais e nos desastres, como enchentes, secas e queimadas”, ressaltou o representante.

O interlocutor enfatizou também que outra pauta discutida durante o encontro foi referente à Blitz do Tempo, projeto que será desenvolvido pela Defesa Civil. Arnóbio afirmou que a secretaria terá participação no programa Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).