O presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, apresentou na manhã desta segunda-feira (27), ao governador Wellington Dias, o Projeto Pense Bem AVC, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença, além de discutir, entre outros assuntos, os fatores de risco, a grande ocorrência de casos de acidentes vasculares cerebrais no Piauí, mecanismos de prevenção ao óbito ou sequelas graves e o cenário dos serviços de atendimento emergenciais disponíveis no Estado.
O Governador, que estava em visita ao local para conhecer as instalações do Centro de Reabilitação para pacientes com sequelas da covid-19, falou sobre a importância de ampliar o Projeto Pense Bem AVC.
“O Dr. Benjamin Vale apresentou um projeto ousado, com o objetivo de criar uma rede capaz de atender a pacientes que são vítimas de um acidente vascular cerebral nas oito regiões de saúde do estado, com os equipamentos e condições necessárias para esse atendimento, além de uma equipe profissional especializada em AVC aqui da capital, disponível 24 horas”, destacou Dias.
Na oportunidade, Benjamim Pessoa Vale destacou a necessidade da criação de uma rede ampla de apoio relacionada ao combate e tratamento do AVC nas oito regiões do estado, além do uso da telemedicina como uma aliada nesse combate.
“Esse projeto é nossa bandeira de luta há 18 anos no Piauí. A Associação Reabilitar, juntamente com o complexo Ceir apresentou ao governador um projeto ecossistêmico para o tratamento do AVC com o envolvimento da tecnologia, que é a telemedicina. Nós montaremos um grupo de profissionais em Teresina que é o centro gerenciador de todas as ações, onde nós poderemos auxiliar os profissionais que estão à distância em rede para o tratamento precoce da doença, beneficiando principalmente as pessoas evitando sequelas e evitando mortes”, finalizou Benjamin.