A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Tribunal de Justiça do Piauí entregaram, nessa quinta-feira (26), certificados do Projeto Progressos para reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras. O projeto é uma parceria entre a Sejus, o Tribunal de Justiça do Piauí e o Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com objetivo de promover cursos profissionalizantes para reeducandos do sistema penitenciário.

De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, cerca de 33 internos da cidade de Oeiras foram capacitados em curso de empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. “Um projeto que tem gerado muitos benefícios para os nossos reeducandos. São cursos que, talvez, eles não teriam oportunidade de ter acesso fora do sistema penitenciário. Além de garantir o direito à diminuição de pena, eles sairão da unidade penal capacitados e prontos para serem reinseridos na sociedade”, disse.

O presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, completou destacando a importância de oportunizar condições para a reinserção social dos internos. “Esse projeto contribui para o recomeço que os internos precisam. Ao garantirmos os direitos fundamentais a todos, inclusive a quem está privado de liberdade, estamos não somente realizando o trabalho do Judiciário, como, também agindo de forma humana”, finalizou.