O governador Rafael Fonteles participa nesta quarta-feira (6), às 7h30, do segundo dia de atividades do Piauí Pet Castramóvel, projeto itinerante realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), para castrar animais domésticos, principalmente os que vivem na rua.

A ação do Piauí Pet Castramóvel começou nesta terça-feira (5), no Centro de Educação Ambiental (CEA), de 9h às 11h e das 14h às 18h, com previsão de fazer até 300 atendimentos com o objetivo de levar mais saúde e segurança para os pets e seus tutores.

Neste primeiro momento, o projeto itinerante contará com o cadastro de animais e a triagem para a castração, tendo como público-alvo animais de ONGs e de protetores individuais, que realizam resgate dos pets em situação de rua e disponibilizam um lar provisório até que aconteça uma adoção responsável.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh)

O Secretário da Semarh, Daniel Oliveira, frisa a importância do projeto Piauí Pet Castramóvel para o controle da população de cães e gatos na capital e em todo o estado. “Esta é uma iniciativa pioneira no Estado, tendo sua primeira ação em Teresina, mas irá se estender a outros municípios. Ao todo, estimamos que 300 animais sejam atendidos nestes dois dias e recebam monitoramento por meio de microchip, além de receberem o seu RG Pet”, comenta o secretário.

Para garantir maior eficácia no atendimento prestado aos animais e segurança à sua saúde, a primeira ação do Piauí Pet Castramóvel é realizada em quatro etapas: 1) cadastro no local da ação para recebimento de senha; 2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; 3) encaminhamento para exames laboratoriais; 4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada – nos animais aptos. Após cada atendimento, os animais receberão RG Pet emitido no local da ação, gratuitamente. Durante a ação, ainda foram entregues mudas de plantas aos tutores.

Após atendimento, animal recebe GR Pet

O entusiasta da causa animal e apoiador da ação, deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, ressaltou que o acompanhamento com os veterinários e o monitoramento com microchip garante segurança ao animal e seu tutor. “Primeiramente, quero agradecer ao governador que, prontamente, colocou como prioridade na sua gestão essa política de atenção ao controle populacional dos animais de rua. Os animais e tutores estão bem assistidos por essa equipe”, disse.

Na abertura do projeto estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e a vereadora Thanandra Sarapatinhas. As ONGs Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e Casa Pet, coordenada por Raíssa Protetora, também foram representadas.

Fonte: Ascom Semarh