O governador Rafael Fonteles recebeu, nessa terça-feira (6), no Palácio de Karnak, lideranças dos municípios de Canto do Buriti e Buriti dos Lopes para discutir ações em benefício das duas cidades. As reuniões, de iniciativa do Governo do Estado, visam tornar a aplicação de recursos públicos cada vez mais participativa, contemplando as principais reivindicações da população e dos representantes dos municípios.

Fonteles ressaltou que é preciso ouvir o que as pessoas estão precisando em cada cidade. “O foco é melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis. Queremos mais obras, principalmente as pequenas e médias, mas o foco é cuidar da saúde, segurança e educação de forma alinhada ao povo” aponta o gestor.

Na área da segurança pública, o governador destacou o foco no aumento do efetivo e de operações das tropas das polícias, para aumentar a sensação de segurança na população. “O número de homicídios reduziu drasticamente de janeiro a maio deste ano em relação ao ano passado. Queremos combater o furto e roubo, além da violência doméstica. Para isso, vamos garantir mais efetivo. Vamos nomear mais de 1.100 policiais, além de operações integradas e ações de inteligência” acrescenta Rafael.

Na educação, destaque para o projeto da universalização do ensino médio integral e profissionalizante. “Estamos com obras por todo o Piauí. Em Buriti dos Lopes, por exemplo, até 2025, as cinco escolas vão estar na modalidade de tempo integral, com ensino técnico-profissionalizante”, revela o governador.

O programa Saúde Digital foi destacado na área da saúde. Por meio dele, o Governo do Estado pretende universalizar o acesso a consultas especializadas via telessaúde. O governador falou da instalação de um Centro de Diagnósticos em Canto do Buriti, para oferecer exames de imagem. “Quando falamos em saúde pública, vamos fazer o melhor atendimento ao usuário do SUS. O povo precisa ter acesso a medicina especializada”, declara Rafael Fonteles.

Também participaram da reunião os secretários de Governo, Marcelo Nolleto; secretário do Planejamento, Washington Bonfim; e o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, que é uma liderança importante no município de Canto do Buriti. Além dele, também estiveram presentes as seguintes lideranças canto-buritienses: presidente da Câmara dos Vereadores, o vereador Raimundo do Candinho; vereador Zé Neto Chaves; vereadora Aroli Nunes; presidente do PT de Canto do Buriti, Toinho; liderança Dedé do Caminhão; liderança Cicero do Bira; liderança Antônio Beija; liderança Antônio de Beija; liderança Bosquinho; liderança Marine Oliveira; liderança Denis; e liderança Ellen.

Na reunião com lideranças de Buriti dos Lopes, estiveram presentes: os vereadores Jaqueline, Deusa da Colônia, Juscelino Val, Zé Filho da Coroa, Dr. José Luis e Everton Azevedo, também com a presença dos suplentes de vereadores Zezão e Belmarcos. As lideranças presentes foram Bernildo Val, Camila, Kleber Str, Carla, Dr Marçal, além de Sidney, liderança do Partido dos Trabalhadores (PT).