A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) segue promovendo a reinserção social dos internos por meio do trabalho. Em Teresina, reeducandas da Penitenciária Feminina trabalham na limpeza e reforma da unidade.
Segundo a gerente da unidade prisional, Cristiane Praga, treze reeducandas participam da reestruturação dos pavilhões. “Hoje, a unidade conta com dois pavilhões que estão sendo reformados: o A e B. Nós já estamos em fase de conclusão da reforma, faltando apenas detalhes. Todas estas reformas estão sendo feitas pelas próprias internas, que se disponibilizaram por conta própria, para fazer essa reforma”, afirma Cristiane.
Para a reeducanda Adrielly Leal, trabalhar na unidade prisional é uma chance de aprender um novo ofício para recomeçar fora dos muros da penitenciária. “Eu acho que é muito importante a gente trabalhar dentro do sistema penitenciário. Fora as remissões, a gente aprende muito e podemos ter mais oportunidades lá fora”, disse Adrielly.
Todas as atividades são realizadas de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), que consiste em garantir o direito dos internos de trabalhar e receber a remição de um dia de sua pena a cada três dias de trabalho.