Mais de 250 reeducandos estiveram atentos às dicas e explicações dos professores na última revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL 2019. O evento foi nesse sábado (23), no Ginásio da Penitenciaria Professor José Ribamar Leite, em Teresina.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contou com a participação de detentos das unidades prisionais da grande Teresina.

Para a reeducanda Ananda Ravena, as aulas mais esperadas são biologia e química. “A expectativa é muito boa, estou ansiosa com a prova, porém confiante. Estou focando bastante nos estudos, e atenta a todos os assuntos, principalmente na redação”, diz a estudante.

Segundo a coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, a revisão não traz apenas os conteúdos da prova, mas também prepara o lado psicológico dos detentos. “Além disso, nós damos dicas em relação à resistência física e emocional durante a prova, que é bastante longa. Esperamos que depois dessa revisão os alunos se sintam mais preparados e consigam obter melhores resultados na prova”, conta Pinheiro.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, diz que o objetivo da atual gestão é continuar fomentando a educação, o trabalho e a capacitação nas unidades prisionais do estado. “Estamos concluindo mais um ciclo de trabalho, certos de que daqui virão aprovações e que continuaremos promovendo a educação dentro do sistema penitenciário. Já somos referência a nível nacional e essa revisão é mais uma prova do fortalecimento do ensino nas unidades. Desejamos a todos uma boa revisão e uma boa prova”, comenta o gestor.

O gerente da Colônia Agrícola Major César, José de Arimáteia Oliveira, observa o empenho dos reeducandos da unidade. “Fomentamos a ressocialização, o estudo e o trabalho. Os detentos que estudam e participam das revisões estão muito empolgados e com o desejo de aprender e sair do sistema ressocializados para construir um futuro lá fora”, afirma Arimatéia.

Este ano, 522 reeducandos realizarão o Enem PPL, número 47% maior do que o certame passado. As provas do exame nacional serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, nas unidades penais. Em 2018, foram 59 aprovações.