Reeducandos da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, iniciaram reformas na unidade penal. Um pavilhão foi reformado exclusivamente com a mão de obra carcerária. É intenção da gerência da unidade reestruturar todo o estabelecimento penal.

Fotos: Thanandro Fabrício/Sejus

A reforma do primeiro pavilhão envolveu doze reeducandos que fizeram rebocos, pinturas das celas, grades e de toda estrutura do local. Dentre os internos que realizaram o trabalho está Leonardo Irvin. “Eu fiz pinturas e acabamentos. Essa obra que estamos fazendo está sendo a melhor coisa pra mim. Essa reforma está sendo boa, pois estou, também, diminuindo a minha pena, além do trabalho ajudar na nossa mente”, comentou o reeducando.

Segundo o gerente da Penitenciária Irmão Guido, Giancarlo Oliveira, a reforma proporcionará uma nova rotina para a unidade. “Iniciamos esse trabalho que foi bastante benéfico para a unidade. O nosso objetivo é fazer essa reforma em toda unidade proporcionando o trabalho e, também, estruturas melhores para os próprios internos, que terão ambientes novos para o convívio deles. Além disso, o próprio familiar, quando for visitar seu parente, se sentirá melhor com a nova estrutura”, disse.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados, os internos têm direito a remir um dia de suas penas.