“Educar é uma construção coletiva. É uma tarefa de todos” destacou a vice-governadora Regina Sousa no lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, que foi realizado, na manhã desta quinta-feira (03), no Palácio Episcopal. Este ano, a Campanha traz como tema a Educação. É a terceira vez que a Igreja Católica discute essa temática e desta vez o lema é: “Fala com sabedoria, ensina com amor.”

Regina Sousa, que foi professora de educação infantil, disse que a educação é um tema desafiador e é uma tarefa de todos educar para a paz e a não violência. Ela ainda destacou que o tema da campanha da Fraternidade deste ano abrange todas as áreas e dimensões de vida. “Não é só a escola o palco da educação. Ela é uma construção coletiva com família e escola. E a família é a primeira convivência da criança.”

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, lembrou que é a terceira vez que a Igreja traz à discussão o tema da Educação. “É um tema de grande importância. A educação para a Igreja tem uma abrangência mais ampla. Educar é criatividade, é lidar com o novo. É diálogo e respeito mútuo.”

Dom Jacinto Brito chamou à atenção para o diálogo e educação para as redes sociais que é um tema desafiador para os pais e professores. “Como lidar com esse desafio de maneira construtiva?”, questionou. E acrescentou que não adianta os pais proibirem os filhos de usar o aparelho celular, é preciso educar crianças e jovens a usar o aparelho corretamente, como se ensina, por exemplo, a tocar um instrumento musical, pois caso contrário, o uso das redes sociais pode se tornar uma faca de dois gumes.

A campanha da Fraternidade foi lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas, de forma virtual, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em Teresina, o lançamento para a comunidade será no próximo dia 5, às 17h, na Igreja matriz de Santa Luzia, no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina com uma missa presidida por Dom Jacinto Brito.