A governadora Regina Sousa e o governador eleito Rafael Fonteles participaram nesta quarta-feira (19) das atividades alusivas ao Dia do Piauí em Parnaíba, onde participaram da aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça e de uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça, celebrada pelo Bispo Dom Juarez.

Regina Sousa disse que esse é momento importante de agradecimentos por todas as batalhas diárias, agradecer pela vida das pessoas e destacou a resiliência e a garra do povo piauiense e deixou uma mensagem. “Acreditem no seu estado. Amem a sua história, que é uma história bonita de gente corajosa. O Piauí tem demonstrado a valentia de um povo resiliente, perseverante e que a gente continue a amar o nosso estado, que ele tem muita grandeza”, comentou.

“É uma louvação e agradecimento a Deus pela adesão do Piauí a Independência do Brasil e nesse ano histórico de 200 anos em que comemoramos que os líderes de Parnaíba ousaram para que a região norte também fosse independente de Portugal”, afirmou o governador eleito Rafael Fonteles.

Segundo ele, muita gente esquece que mesmo depois do 07 de setembro continuou o domínio português no norte do Brasil. “Foi a partir de 19 de outubro na Parnaíba que se começou o processo definitivo da Independência do Brasil conforme conhecemos. Houve movimentos em Piracuruca e Oeiras que culminou com a Batalha do Jenipapo em Campo Maior, no 13 de março. Houve sim, derramamento de sangue e luta para que pudéssemos conhecer o Brasil na forma que é hoje. Por isso devemos nos orgulhar e agradecer a Deus, relembrar e poder olhar para o futuro com a autoestima elevada de um povo de muita coragem, bravura e que contribuiu muito para a Independência do Brasil”, disse Fonteles.

As comemorações pelo Dia do Piauí continuam da tarde dessa quarta-feira (19), com a realização de Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores em Teresina e Entrega de Medalhas do Mérito Renascença a personalidades piauienses, no Teatro 04 de setembro.