A governadora do Estado, Regina Sousa, esteve, nesta quarta-feira (1º), visitando as instalações do Projeto Minutos pela Vida, que é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por intermédio da Gerência de Saúde Mental. O projeto foi idealizado pela governadora e leva para a população um serviço de atendimento psicológico que trabalha a melhoria da saúde mental de adultos e idosos do Estado.

O atendimento psicológico foi idealizado para a população, neste período de pandemia, porque pesquisas atestam que um terço das pessoas que tiveram Covid-19 foram diagnosticadas com transtorno neurológico ou mental. De acordo com o secretário da Saúde, Neris Júnior, os efeitos da Covid-19 a longo prazo podem prejudicar a saúde mental da população. “Ter esse serviço de suporte psicológico é muito importante para dar apoio à população e evitar os efeitos negativos”, afirma o gestor.

A gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destaca que o serviço traz uma importante estratégia de prevenção ao adoecimento mental da população. “O serviço está funcionando de segunda a sexta-feira de maneira gratuita, das 8h às 12h e de 13h às 17h. O atendimento com o profissional qualificado é realizado por meio do telefone 0800 280 2882”, explica a gerente.

O atendimento é feito com escuta qualificada, intervenções diretivas e orientações sobre cuidado na Rede de Atenção Psicossocial.