A Comunidade Terapêutica Nos Braços do Pai realizou, nesta sexta-feira (18), a graduação de seis acolhidos que finalizaram o tratamento da dependência química na instituição. Os trabalhos desenvolvidos pela CT no acolhimento do público adulto masculino são financiados pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas).

Atualmente, a CT acolhe 35 ex-dependentes químicos. Para o pastor Diego Veloso, diretor administrativo da CT, que é mantida pela Associação Beneficente O Bom Samaritano, é gratificante finalizar mais um ciclo. “A Comunidade Terapêutica Nos Braços do Pai tem a honra de realizar mais uma graduação. Há 10 anos estamos trabalhando na reinserção, no acolhimento e tratamento do dependente químico. Graça a Deus temos ganhado experiência e estrutura, através das parcerias”, citou o pastor.

O pastor acrescentou: “a parceria mais importante que temos é com a Cendrogas, que acolhe as Comunidades Terapêuticas no Piauí. É por meio desta parceria que conseguimos apresentar bons resultados para à sociedade”, acrescent.

O ex-dependente químico Francisco das Chagas, um dos graduados, falou da alegria de, a partir de agora, ter a oportunidade de recomeçar na vida. “Eu agradeço, em primeiro lugar, a Deus pela coragem e força para vencer o tratamento. Também agradeço a toda equipe da Comunidade Terapêutica por ter me ajudado. Somos todos vencedores”, agradeceu Francisco.

Presente na solenidade, a coordenadora-geral da Cendrogas, Cida Santiago, agradeceu o esforço da Comunidade Terapêutica em realizar o tratamento de reinserir ex-dependentes químicos na sociedade. “Em nome do Governo do Estado quero agradecer a Deus e cada um daqueles que disseram sim à vida para estarem nessa Comunidade Terapêutica. É grandiosa a minha satisfação em poder contar com a Comunidade Terapêutica Nos Braços do Pai para resgatar vidas. Ao longo de 28 anos estou na Política Sobre Drogas e não tem sido fácil, mas o que nos alegra é que existe as Comunidades Terapêuticas, que fazem o resgate da vida e levam para sua família, para a sociedade, um alento, a paz e principalmente para vocês que tem a oportunidade de, lá fora, praticarem o que vivenciam dentro da instituição”, ressaltou Cida.

 

Projeto Garra

 

Visando o fortalecimento dos serviços, há quase um ano, foi criado pela Comunidade Terapêutica Nos Braços do Pai o projeto Garra, como contou o pastor Diego.

“Tem o objetivo de continuarmos dando uma atenção mais próxima para aqueles que concluírem o tratamento. Diante dessa necessidade, nasceu a ideia do Projeto Garra, que consiste em dar apoio para aqueles que não possuem um lar no pós-tratamento. Atendemos também pelo projeto os que necessitam de um primeiro emprego, é uma força para eles serem reinserido na sociedade”, definiu.