Alunos da residência pedagógica de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Torquato Neto, estão ofertando aulas interativas por meio das plataformas digitais para estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa é coordenada pela professora Kátia Magaly e conta com a participação de 20 residentes, sendo 16 bolsistas e quatro voluntários.

O grupo realiza atividades em duas escolas de Teresina: Ceti Didácio Silva e Liceu Piauiense. Todas as atividades que serão citadas a seguir fazem parte da execução do módulo I da proposta de Residência Pedagógica.

As residentes Débora Lopes e Leandra Oliveira foram responsáveis por aplicarem o mapa mental. “Essa atividade foi feita de forma assíncrona e auxiliou na memorização dos conteúdos (handebol), pois é uma forma deles mostrarem o ponto de vista em relação ao conteúdo de uma maneira mais lúdica. E também uma forma de instigar a criatividade, pois eles podiam utilizar ferramentas tecnológicas como Word, PowerPoint, Canva ou de forma manual”, destacou a aluna.

Mapa Mental

Outra atuação interessante foi a do residente Francisco Nayron, que procurou desenvolver nas aulas práticas de atividades laborais para amenizar as dores provocadas pelo período em que os alunos passam sentados nas aulas remotas.

“O que já era prejudicial no ambiente escolar se agrava ainda mais no ensino remoto, pois os vícios posturais dos alunos são mais espontâneos no ambiente confortável de suas casas do que em uma sala presencial. Nesse cenário, o projeto “Educação Postural” tem como foco conhecer as doenças causadas devido a má postura e valorizar o autocuidado com o corpo e a mente”, enfatizou Francisco Nayron, aluno do 7º período do curso de Educação Física.

Educação Postural durante as aulas remotas

Por meio do Google Meet, os residentes Marcus Vinicius e Deyse Joyce também interagiram com os estudantes do ensino médio criando mandalas dos saberes para contemplar o conteúdo de dança de salão, destacando as características, origem, vestimenta, grandes nomes da dança e outros, ao mesmo tempo em que os alunos interagiram.

Mandala feito por um dos alunos da rede pública de ensino

“Nas aulas assíncronas foram postadas instruções para a construção da Mandala e quais os tópicos que os alunos poderiam abordar. Nas aulas síncronas foram reforçadas essas instruções, pois como os alunos nunca tinham feito e era algo novo para eles, achamos melhor ter esse reforço até para tirar algumas duvidas”, esclareceu Marcus Vinicius.

Novidade

A Residência Pedagógica de Educação Física possui um Instagram @residenciaef_uespi – onde divulga as atividades da proposta. Nesta semana, criarão um canal no YouTube para servir de base nas aulas da residência. “Neste momento de pandemia será um complemento essencial para incentivar as práticas de atividades físicas e repassar os conteúdos necessários da disciplina”, finalizou Kátia Magaly.