Os alunos da 4ª Turma da Residência Integrada Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) apresentaram, nesta sexta-feira (19), para o diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Osvaldo Mendes, o resultado do trabalho realizado nas UTIs, no período de 2020 a 2022. Para o gestor, é um momento de satisfação, pois o HGV tem contribuído para a formação de profissionais em diversas áreas.
“Os 15 residentes que atuaram no período da pandemia nas áreas de psicologia, enfermagem e fisioterapia foram essenciais para o bom andamento do hospital e para a preparação deles para o mercado de trabalho. O HGV possui um leque de possibilidades para todos os profissionais. A gente percebe que a base que estes residentes tiveram aqui, irão levar para a vida inteira. Eles estavam presentes no momento mais difícil da história, pois recebemos os pacientes mais graves do Estado durante a pandemia”, explica o gestor.
Para a professora e preceptora da Residência Multiprofissional da Uespi, Ana Rosa Carvalho, os alunos acompanharam o processo e extrapolaram os “muros” de atuação. “Quando encerra o ciclo, os alunos já estão preparados para o mercado de trabalho, pois o HGV tem uma vasta dimensão e é referência na área da saúde para todo o Estado”, destaca a psicóloga.
Ana Rosa esclarece ainda que no Relatório apresentado, o destaque dos residentes, foi para a atuação multiprofissional e interprofissional com outras áreas que possibilitou uma visão holística do paciente e também a inserção desse profissional no mercado de trabalho, muitos deles absorvidos pelo próprio HGV.