O grupo de trabalho da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), responsável pelo acompanhamento da elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Estaduais, participou da segunda reunião técnica com a empresa contratada. A reunião apresentou os resultados preliminares levantados.
Nessa primeira etapa estão inclusas as Unidades de Conservação (UCs) que são Área de Relevante Interesse Ecológico da Lagoa do Portinho, Parque Estadual Cânion do Rio Poti, Parque Estadual do Rangel, Parque Estadual Serra de Santo Antônio e Parque Estadual Zoobotânico. Os recursos para elaboração dos Planos de Manejos dessas UC’s são provenientes de Compensação Ambiental advindas de empreendimentos de grande impacto ambiental instalados no Piauí.
O plano de manejo envolve três aspectos centrais: Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Zoneamento. As referidas Unidades de Conservação encontram-se na fase do diagnóstico, com resultados preliminares sobre o meio físico, meio biótico, meio socioeconômico, contemplando a fauna e incluindo bens culturais materiais e imateriais, neste momento.
“Os resultados obtidos serão extremamente relevantes para direcionar a gestão das referidas UC’s”, afirma a auditora fiscal ambiental da Semar, Aline Lima.
A reunião aconteceu de forma virtual, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro. O grupo de trabalho da Semar é formado pelos os auditores fiscais ambientais Aline Lima, Carlos Eduardo, Catharina Teixeira, Josias Lucena, Larissa Carvalho e Waneska Vasconcelos.