Roda de Conversa aconteceu na tarde de sábado

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, promoveu no último sábado (13), uma “Roda de Conversa Sobre a Lei Maria da Penha”. O evento visou promover a discussão acerca da referida Lei, que inaugurou um microssistema de proteção à mulher, e se constitui como um importantíssimo instrumento de enfrentamento às situações de violência doméstica e familiar contra a mulher.⠀

A roda de conversa contou com a participação das defensoras públicas, Lia Medeiros do Carmo Ivo – coordenadora do Núcleo Especializado da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI e Verônica Acioly de Vasconcelos – titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, tendo ainda a participação da subdefensora pública geral – Carla Yascar Bento Feitosa Belchior. Também participaram o ouvidor-geral externo da Defensoria, Djan Moreira e a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Karla Berger, assim como as ouvidoras das Defensorias da Bahia, Sirlene Assis  e do Maranhão, Fabíola Araújo.

A defensora pública e  coordenadora do Núcleo Especializado da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros, pontua que a roda de conversa foi mais um dos esforços promovidos pela Defensoria Pública do Piauí na busca pela implementação da Lei Maria da Penha em sua integralidade. “A roda de conversa foi bastante produtiva, foi um momento muito rico, de muitas trocas. Nós ouvimos também as mulheres acerca de suas demandas e dúvidas, procuramos elucidar algumas delas e reafirmamos nosso compromisso como Defensoria, de continuar, dia a dia, fazendo todos os esforços para a completa implementação da Lei Maria da Penha.  Ao passo que também necessitamos do apoio da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, pra que nos ajudem nessa caminhada, pra fazer valer a Lei Maria da Penha e todas as outras legislações aplicáveis. E que a gente possa continuar nessa luta pela plena igualdade de gêneros, plena igualdade entre homens e mulheres e pelo fim da violência contra as mulheres”, defendeu.

A defensora pública Verônica Acioly, ressaltou, pela significativa quantidade de participantes no evento, a alta demanda por espaços que promovam o debate sobre a implementação e sugestão de novas políticas públicas em defesa das mulheres. “Foi um momento que superou as expectativas da Defensoria, o que demonstra que existe uma demanda enorme para o diálogo e discussão, assim como para o debate de novas ideias, e que é preciso pra construir isso verdadeiramente, ouvir as que são diretamente interessadas, as mulheres. Muito importante a presença da Ouvidora da Bahia,  da Ouvidora do Maranhão, do nosso Ouvidor e de vários Defensoras populares […] foi um espaço de diálogo, de aprendizado e de conhecer as realidades diversas, assim como de ouvir sugestões de novas políticas públicas para tentar ser mais efetiva a atuação da Defensoria Pública nessa intervenção da desigualdade de gênero, que gera violência”, afirmou.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, também destacou a importância do momento. “A roda de conversa promovida no último sábado por meio do Núcleo de Defesa da Mulher, foi um relevante momento para reafirmarmos a importância das políticas públicas  voltadas para a garantia dos direitos das mulheres. Tivemos a oportunidade  de contar com pessoas interessadas no tema e militantes pela garantia desses direitos. Foi um momento de fala e escuta que certamente muito contribuiu para o avanço nas ações que desenvolvemos nessa área de promoção da igualdade de gênero e pela proteção das mulheres”, ressaltou.