A Defensoria Pública do Estado do Piauí, mesmo em trabalho remoto, vem mantendo seu horário normal de funcionamento que é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de não deixar quem necessita da instituição desassistido. A população está sendo atendida por meio de contato telefônico, aplicativos e e-mail. No site e redes sociais da instituição, são divulgados diariamente os contatos telefônicos e as ações realizadas por defensoras e defensores públicos que, além de exercerem suas funções específicas, também participam de reuniões, debates e audiências por meio de videoconferências.
A instituição também tem desenvolvido ações após as 14h, como é o caso da lives que vêm sendo oferecidas pela Escola Superior da Defensoria (Esdepi), por meio do Instagram @defensoriapiaui, sempre no horário das 16h. O Plantão Defensorial também funcionada diariamente após das 14h até às 8h do dia subsequente, assim como nos fins de semana e feriados.
A Defensoria Pública Geral, Subdefensoria Pública Geral, Corregedoria-Geral, Diretorias e Coordenações têm estado em contato constate, por meio de videoconferências e aplicativos como o WhatsApp, visando ao cumprimento das obrigações inerentes a cada setor.
A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, diz que esse é o momento de se reinventar. “Mesmo cumprindo as medidas mais que necessárias de isolamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Defensoria Pública tem buscado os meios necessários para continuar exercendo suas funções. Temos buscado nos reinventar e utilizar as novas tecnologias para que nenhum dos nossos assistidos fique sem uma resposta, um atendimento. Desde o início do isolamento temos buscado oferecer todos os canais disponíveis para a população entrar em contato conosco e não relaxamos um dia sequer na busca pela garantia de direitos”, ressalta.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, reforça que a intenção é manter o pleno funcionamento da Defensoria, sem contudo relaxar a proteção necessária nesse momento. “Acreditamos que o mundo inteiro entrou em uma nova era, que é a do reforço dos equipamentos tecnológicos para, principalmente, a garantia do desenvolvimento das ações que beneficiem a população e a Defensoria Pública do Estado do Piauí não poderia se eximir desse uso para que possa, dentro de suas possibilidades, permanecer dando o apoio necessário aos seus assistidos. Com a colaboração e empenho de todos os que compõem a Instituição temos conseguido não apenas realizar nossas atividades cotidianas, como intensificar os atendimentos e as ações. Essa é mais uma prova que a Defensoria Pública permanece atenta no seu papel de guardiã dos vulneráveis, voltada para garantir o acesso à Justiça de forma eficaz. Enquanto estivermos vivenciando esse estado de pandemia causada pelo risco de contágio do novo coronavírus, estaremos a postos, nos esforçando sempre para oferecer o que de melhor pudermos aos nossos assistidos. Se observarmos as medidas necessária de isolamento e proteção coletiva e individual certamente venceremos essa batalha e sairemos dela bem mais fortalecidos”, afirma .