O acompanhamento da rotina escolar é uma das ações para garantir a boa formação educacional dos estudantes e pensando neste alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando o I Seminário Inicial do Chão da Escola de 2020 com os formadores regionais. As atividades iniciaram nesta terça (3) e continuam na quarta-feira (4), oportunidade na qual os técnicos da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece) se reúnem com os gerentes regionais de educação e os coordenadores para discutir “o fortalecimento da identidade da escola” alinhando o Projeto Político Pedagógico das escolas ao Novo Currículo Referencial do Piauí.
A diretora da Utece, professora Gildete Milu, fará a apresentação da Trilha Pedagógica da Utece e Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Ela destaca que a formação acontece em etapas até alcançar as salas de aula. “Em 2020, todos os nossos projetos interdisciplinares serão voltados para alinhar a temática BNCC e Projeto Político-Pedagógico. Então, o Chão da Escola trabalhará como cascateamento, ou seja, preparamos a formação para os gerentes e coordenadores de GREs, coordenadores de escolas e para que eles desenvolvam as temáticas trabalhadas neste seminário inicial com professor na sala de aula”, diz a diretora.
As formações continuadas do programa Chão da Escola acontecerão ainda em quatro momentos de formação com encontros presenciais em Teresina, além dos encontros nas Gerências Regionais de Educação (GRES) priorizando escolas especificas e encontros via Canal Educação.
O superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, ressalta que as etapas de formação estão em um novo estágio, em que o professor tem o papel de repassar todas as ações de rotina necessárias para atingir os indicadores de efetiva aprendizagem aos alunos. “O programa Chão da Escola são os afazeres diários e a rotina que toda escola deve ter, então estamos aqui para fortalecer a sala de aula. Devemos nos municiar de todas as ferramentas para alcançar certos indicadores, então se faz necessário olhar a sala de aula e o papel do professor. Temos que olhar para a gestão pedagógica que se realiza dentro da sala de aula acompanhando o professor e o plano de aula para que este venha de encontro com as novas rotinas previstas na BNCC”, explica.
A programação do Seminário Inicial do Chão da Escola segue ainda nesta quarta-feira (4) com:
8h – Acolhida
8h30 – OFICINA: Revisitando o Projeto Político Pedagógico e o planejamento à luz do novo Currículo do Piauí. Facilitadores: Prof. Esp. Clayton Neves / Profa. Esp. Juciara Dantas/ Profa. Ma. Katrine Katisuce / Profa. Ma. Katia Carvalho
10h30 – Socialização das oficinas pelos Grupos de Trabalho.
11h30 – Encerramento