A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) vai capacitar 77 produtores rurais que farão parte do Plano de Ação Territorial (PAT) da Ovinocaprinocultura do Território dos Cocais, lançado hoje (30) em Esperantina pelo Banco do Nordeste. Serão beneficiados com crédito e ações de fortalecimento do agronegócio produtores dos municípios de Esperantina, Batalha, Joaquim Pires e São João do Arraial.
Dentre as ações a serem efetivadas durante os três anos de execução do PAT, constam incorporação de inovações tecnológicas e participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento. “Trabalhamos a parte de capacitação e precisamos da força técnica e defesa agropecuária, e com isso vamos contar com a Sada, que é de suma importância na sanidade animal, em todos os quesitos”, explicou Diogo Martins, superintendente estadual do Banco do Nordeste.
A Sada tem como missão levar assistência técnica para os 224 municípios piauienses, tornando o Piauí o Estado com maior assistência técnica do país. “Nós vamos proporcionar a esses produtores o melhoramento genético de seus animais. Não só na ovinocaprinocultura, mas em toda agroindústria, e nessa região, também iremos fomentar a produção e comercialização de produtos com o uso do coco babaçu“, disse o secretário da Sada Fábio Abreu.
O objetivo da secretaria é fazer parceria com bancos, prefeituras, estudantes e técnicos da região e unir forças com o corpo de profissionais que já compõem o quadro da Sada. Assim, o produtor terá selo de qualidade de seus produtos para que possam comercializar em instituições municipais, estaduais e federais e ter capacidade até de exportar suas produções.
“A Sada vai ter uma participação fundamental no processo de crescimento do agricultor familiar. Vamos incidir no que a gente mais quer, que é a redução da fome, fazer com que o Brasil saia definitivamente do mapa da fome. Nós vamos mudar essa triste realidade. E sem dúvidas, só se tira o Brasil do mapa da fome através da agricultura familiar“, concluiu Fábio Abreu.
Na ocasião, a Sada também recebeu do Banco do Nordeste um certificado de reconhecimento pelo apoio da Secretaria no Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura do Território dos Cocais.