A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizaram, nesta quinta-feira (24), a entrega de 123 kits de piscicultura para 30 associações de agricultores familiares em 21 municípios do Piauí.
Os kits de piscicultura contam com balança, disco secchi, termômetro, isopores com capacidade para 50 litros, coletes salva vidas, puçás e caixas plásticas, instrumentos que são fundamentais para o desenvolvimento da cultura de criação de peixes, fazendo com que os agricultores familiares possam ter uma melhor qualidade em sua produção.
A secretária Rejane Tavares conta que a SAF tem tido uma parceria muito importante com a Sasc, seja na aquisição e distribuição de alimentos da agricultura familiar, como em entregas de kits que ajudam a desenvolver o trabalho no campo, conseguindo ampliar o número de beneficiários dos programas.
“Nessa parceria, o nosso trabalho foi identificar as associações de pescadores para que a gente possa ampliar o número de beneficiários. Com o Governo Federal recriando o Ministério da Pesca, voltamos a ter políticas públicas voltadas à piscicultura, fazendo com que possamos incentivar e desenvolver o trabalho dos agricultores familiares que fazem esse manejo do peixe, que também compramos para alimentar a população mais carente através do Programa de Alimentação Saudável e o Programa de Aquisição de Alimentos”, pontua.
Para a secretária da Sasc, Regina Sousa, é extremamente importante apoiar os pescadores artesanais, principalmente as associações de pequenos produtores. “Resolvemos priorizar associações de produtores da agricultura familiar e estamos distribuindo dois tipos de equipamentos completos, com balança, termômetro, tudo o que um pescador precisa para ter uma pesca mais profissional, que com o tempo eles vão aprendendo e desenvolvendo uma cultura de produção com mais qualidade e em maior volume”, conta.
Walcir Sousa, presidente da Colônia de Pescadores de Conceição do Canindé, conta que é uma grande satisfação receber esses kits, pois eles vão auxiliar muito no manejo e na produção dos peixes. “Para nós, é de muita importância receber este material, porque esses kits vão fomentar a nossa produção. Estamos recebendo colete salva-vidas, que para nós, que trabalhamos em uma barragem com profundidade de trinta metros, é muito importante, além da caixa de isopor para conduzirmos com mais higiene o nosso peixe. Para nós, isso tudo é uma maravilha! Só temos a agradecer”, finaliza Walcir.