A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realizou nesta terça-feira (1), mais uma entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação beneficiou a Associação Casa de Repouso para Idosos Manain. Os alimentos entregues são oriundos da Agricultura Familiar e foram adquiridos de agricultores e agricultoras familiares do assentamento Santana Nossa Esperança.
O PAA é um programa do Ministério da Cidadania e tem como objetivo contribuir com a renda dos agricultores e agricultoras familiares, além de garantir a doação de alimentos saudáveis para as entidades, associações e organizações que trabalham com pessoas em situações de vulnerabilidade.
Segundo e secretária Patrícia Vasconcelos, o programa entrega produtos de qualidade para as instituições. “Esses alimentos foram adquiridos de assentamentos atendidos pela Secretaria e são produtos agroecológicos e saudáveis, produzidos sem o uso de agrotóxicos. Eu gostaria de parabenizar a todos vocês pelo trabalho que realizam aqui, principalmente nesse momento de pandemia”, destaca.
A Casa de Repouso para Idosos Manain atende atualmente 45 idosos e recebeu mais de 800 quilos de alimentos, dentre abóbora, macaxeira e galinha caipira que ajudarão o abrigo. Segundo a coordenadora da associação, Ana Maria, os alimentos estão chegando em um momento muito importante.
“Nossa associação tem seis anos de fundação e atendemos hoje 45 idosos. Essa doação de alimentos está sendo muito bem-vinda, principalmente nesse momento de pandemia, quando diversas instituições passam por dificuldades. Nós gostaríamos de agradecer a secretária Patrícia e à SAF, pois foi através dela e da vice-governadora Regina Sousa, que nossa instituição está sendo beneficiada com esses alimentos”, agradece.
Para Teresa Morais, agricultora do assentamento Santana Nossa Esperança, fazer parte do PAA é muito importante, principalmente na comercialização dos produtos. “Estamos aqui reunidos para fazer a entrega dos alimentos para o PAA para que possam beneficiar outras entidades. Fazer parte do PAA é muito importante, pois a gente tinha muitos alimentos acumulando e não sabia onde vender. Junto com a SAF, encontramos maneiras de vender nossos produtos. Esses recursos que estamos recebendo é muito importante e nós só temos a agradecer a todos que estão empenhados na aquisição e na entrega dos produtos”, pontua.
O assentamento faz parte do Projeto Cinturão Verde, além disso, é beneficiado com diversos incentivos para o aumento da produção com outras ações da SAF/PI. O diretor produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Durval Gomes, também participou da entrega e do transporte dos alimentos.