O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou, na manhã desta quarta-feira (30), a entrega de oito tratores agrícolas, implementos agrícolas e 500 kits de irrigação para a agricultura familiar. A solenidade ocorreu no pátio da SAF e foi conduzida pela secretária Patrícia Vasconcelos.
Os municípios contemplados com os tratores foram: Pedro II, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Marcolândia, Queimada Nova, Floriano, Santo Antônio de Lisboa e Ipiranga do Piauí. Os tratores são de 75 cavalos, contendo grades aradoras e carretas. Eles vão beneficiar associações, prefeituras e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR). O recurso, no valor de R$ 680.640,00, é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Limma e do PRO Piauí.
Para a secretária Patrícia Vasconcelos, a entrega dos tratores representa a modernização da produção e a melhoria da renda para os agricultores e agricultoras familiares. “A mecanização é uma tendência na agricultura familiar. São diversas as atividades agrícolas que podem ser executadas com maior eficiência e facilidade por meio da utilização de máquinas e ferramentas especificas voltada, exclusivamente, para propriedades rurais. Temos muita satisfação de ser um time comprometido com a agricultura familiar”, comenta.
O deputado estadual Francisco Limma, que destinou emenda parlamentar para a aquisição das máquinas, reafirmou da importância de valorizar à agricultura familiar do Piauí, tendo em vista que os pequenos agricultores são responsáveis por 70% do alimento consumido pelos brasileiros, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). “Gosto bastante de afirmar que quem não vive da agricultura familiar, depende dela para viver. É por isso que sempre defendi que a agricultura familiar tenha mais recursos garantidos. São ações como essas de hoje que fortalecem o homem e a mulher do campo”, defende.
Kits de Irrigação
A solenidade ainda marcou a entrega de 500 kits de irrigação, que beneficiam os municípios de Antônio Almeida, Alto Longá, Betânia, Campo Grande, Boqueirão, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Esperantina, Inhuma, Ipiranga, Jacobina, Novo Santo Antônio, Elesbão Veloso, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Lagoa de São Francisco, Oeiras, Cabeceiras e Teresina. Também foram contempladas as entidades/associações MST, FETRAF, Cootapi, Fetag, Cáritas e CPT. O investimento é da ordem de R$ 1.312.000,00, resultado de um convênio do Governo do Estado/SAF com o MAPA.