O Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), finalizou com êxito mais um projeto produtivo, no último domingo (23). A Associação dos Moradores da Comunidade Santo Antônio, em Campo Maior, foi beneficiada com a aquisição de matrizes caprinas e ovinas, implantação de área de pastagem e construção de apriscos. O ato solene foi prestigiado pela diretora-geral do Progere II, Janaína Mendes, e pelo superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro.
O valor do investimento total do plano foi de R$ 138.587,90, que inclui a contrapartida da comunidade. O recurso é resultado de um acordo de empréstimo do Governo do Piauí com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), por meio do Projeto Piauí Pilares do Crescimento e Inclusão Social. A assistência técnica ficou com a empresa Campo Agropecuária.
“Essa é uma região típica de criadores de caprinos e ovinos, com pastagem própria. A atividade representa uma das principais fontes de segurança alimentar e de renda para os agricultores. A ação do Progere II é justamente a profissionalização da atividade: o produtor passa a enxergar o rebanho como uma fonte de renda, e não apenas uma atividade de subsistência”, comenta Francisco das Chagas Ribeiro, superintendente da SAF.
A agricultora familiar Gardênia Rocha agradeceu o investimento realizado na comunidade e comentou sobre a expectativa de novas ações da SAF no local. “Estamos muito felizes por essa conquista, ela nos trouxe grandes benefícios. Por meio da criação dos nossos animais, aumentamos a nossa renda. O Progere II teve essa função para nós, de beneficiar as pessoas da comunidade para que elas alcancem mais renda e qualidade de vida. Esperamos que mais ações possam ser desenvolvidas aqui”, disse.
A diretora-geral do Progere II, Janaína Mendes, assegura que a partir da organização da produção é possível a inclusão desses produtores nos mercados, seja para as compras governamentais ou para o mercado privado. “Não temos dúvidas que o projeto produtivo aqui na comunidade Santo Antônio é um exemplo de sucesso. A partir disso, a produção poderá ser comercializada para programas governamentais como o Programa de Alimentação Saudável, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), dentre outros. Além disso, por meio do cadastro do Siraf/NE, é possível disponibilizar a produção por meio de um sistema uniformizado da agricultura familiar do Nordeste, abrindo novos canais de comercialização com o setor privado”, explica.
O Progere II tem o objetivo de aumentar a renda dos pequenos produtores rurais em situação de pobreza, mediante a concessão de incentivos financeiros e de assistência técnica para a implantação de práticas agrícolas ambiental, social e economicamente sustentáveis.