A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou neste sábado (3), a segunda edição da Quitanda da Agricultura Familiar em condomínios de Teresina. A ação aconteceu simultaneamente nos condomínios Empress Residencial, no bairro Horto, e Spazio Dell Acqua, no bairro Fátima, ambos na zona Leste da capital. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, que é realizado pelo governo do Piauí, por meio da SAF.
O diretor de Inovação e Parcerias com o Setor Empresarial da Superintendência de Comercialização da SAF, Tiago Patrício, explica que a iniciativa quer aproximar os coletivos produtivos dos ambientes condominiais para que seja facilitada a comercialização dos produtos produzidos no chamado “Cinturão Verde”, que são as comunidades produtoras do entorno de Teresina.
“É um projeto da SAF para trazer os produtores em um link direto com os consumidores. Aqui, a nossa feirinha que estamos trazendo para os condomínios é um casamento entre o condomínio e uma horta ou assentamento ou coletivo produtivo. Aqui no condomínio Empress estamos com a horta do Geovane Prado, que fica permanentemente nesse condomínio. A ideia é que com o tempo o pessoal da horta não venha vender, mas entregar por encomendas, a partir dessa interação inicial”, explicou o diretor.
Hoje foi a primeira vez que a feirinha aconteceu no condomínio Spazio Dell Acqua. A Maria Edileuza Silva levou os produtos que cultiva na horta comunitária do povoado Soinho, e comemora que teve uma boa aceitação dos moradores.
“Estou muito satisfeita com a ajuda da SAF, que está ajudando a gente na venda dos nossos produtos. Hoje a gente está iniciando aqui nesse condomínio e os produtos estão sendo muito aceitos, o pessoal está comprando bastante e eu estou satisfeita”, ressaltou a produtora.
Os moradores dos condomínios também aprovaram a iniciativa. A Maraísa Oliveira, que é moradora do Spazio Dell Acqua, diz que preferiu trocar a compra no supermercado pelos produtos dos agricultores familiares, que são mais saudáveis.
“Eu mesma deixei de comprar no supermercado para ter a oportunidade de ter um produto de primeira qualidade, mais saudável, sem agrotóxico. Eu espero que tenha mais vezes, eu sempre pretendo voltar aqui”, disse a moradora.
Quitanda nos condomínios
A ação realizada pela SAF, em parceria com a administradora de condomínios Patrimonial Serviços Condominiais, pretende fixar a oferta dos produtos produzidos pelos agricultores todos os sábados nesses locais. De acordo com o coordenador da Patrimonial, Marley Almeida, a segunda edição contou com melhorias em relação à primeira.
“Na primeira edição, pegamos muita experiência, tivemos pontos que melhoramos aqui, como a divulgação e abordagem aos moradores, mas sempre levando a ideia principal que é a construção da comunidade, do senso de estar participando, de comprar dos agricultores familiares”, finalizou a coordenadora.