A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou o Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Oficina do APP “Eu Creio”, no período de 26 a 31 de julho, para Comunidades Tradicionais/Originárias (Quilombola, Terreiros, Indígenas).

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, integrou a equipe que realizou as oficinas. “Os gestores e técnicos da Sasc levaram conhecimento e motivação com a realização dos cursos. Temos que adubar e regar nossas comunidades, assim, mais tarde teremos uma colheita de bons frutos”, avaliou ela.

No Território dos Cocais, a oficina foi realizada nos dias 26 e 27 de julho, na Cidade de Batalha, localizada a 165 Km de Teresina. Participaram cerca de 38 lideranças locais das comunidades Manga, Yus, Estreito e Carnaúba Amarela.

Nos dias 28 e 29 foi a vez dos moradores das comunidades de Curralinhos, Vereda dos Anacletos, Olho D’água dos Negros, Fortaleza IV, Capoeira Raízes do Brasil, Tenda Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizadas no Município de Esperantina, a 189 Km da capital, participarem do curso, contando com a presença de cerca de 20 lideranças.

Nos dias 30 e 31 de julho, a equipe com técnicos e gestores da Sasc esteve no Município de Campo Largo, distante 211 km de Teresina, ofertando a oficina para moradores das Comunidades Quilombolas Vila São Francisco, Vila Carolina, Vila São João Buriti, Vila São Bernardo e Terreiro da Umbanda; participaram da capacitação 30 lideranças.

A ação contou com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal  da Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social e Associações das Comunidades Quilombolas.